Compromisso com a Democracia: Diálogo, Bem-Estar, Inclusão
Num tempo de incerteza e ameaças sérias à democracia e aos valores de liberdade, igualdade e solidariedade que a fundamentam, aos profissionais da informação e documentação cumpre assumir um compromisso forte na sua defesa.
Perguntemos, então: como podem os serviços de informação e documentação fortalecer o diálogo, o bem-estar e a inclusão numa sociedade cada vez mais fragmentada? O que acontece nos serviços de informação quando a liberdade intelectual e de expressão é ameaçada? Neste momento exato da História, qual é o nosso papel enquanto profissionais responsáveis pelo acesso à informação, pela preservação da memória e pela difusão da Cultura e da Ciência? E como compaginar tudo isto com esse outro desafio que é a inteligência artificial e as novas e inéditas possibilidades de inventar o real?
Num mundo onde até há pouco os princípios da democracia eram inquestionáveis, por toda a parte vemos o surgimento de fenómenos incontroláveis de desinformação que minam a confiança nas instituições e condicionam a liberdade de expressão. A violência contra a cultura e os seus agentes cresce, transformando em medo os palcos onde antes se fazia a festa.
Num mundo caracterizado por uma crescente complexidade e insegurança os desafios são reais e exigem de nós, profissionais da informação, uma postura ativa. Como podemos garantir que bibliotecas, arquivos, serviços de informação e documentação e museus continuam a ser espaços seguros de debate, de aprendizagem, de fruição cultural e de inclusão, verdadeiros terceiros lugares, pontos de encontro de baixa intensidade, casas de todos e de cada um?
O tema deste congresso é um convite à reflexão e à ação. Defender a democracia é mais do que garantir o acesso à informação: é promover o diálogo e o bem-estar, combater a exclusão e assegurar que todos tenham voz. Como podemos, juntos, enfrentar as ameaças à liberdade intelectual e de expressão? Como podemos contribuir para uma sociedade mais justa, inclusiva e democrática? Como garantir que a informação que trabalhamos, matéria-prima da sociedade e da economia contemporâneas, é recebida, organizada, descrita e disponibilizada em condições de acesso a ecossistemas de informação abertos e interoperáveis, justos e confiáveis? Como apoiar os cidadãos no uso positivo das imensas vantagens que a tecnologia nos traz, evitando as armadilhas da desinformação? Como conseguir que os nossos espaços e recursos tragam também bem-estar e momentos de fruição descontraída às comunidades?
Os profissionais da informação são um pilar fundamental da democracia. Como realizar este compromisso através da nossa responsabilidade coletiva?
Eixos do Congresso e Subtemas
Serviços de Informação como Espaços de Democracia e Cidadania
Os serviços de informação, como bibliotecas e arquivos, são pilares fundamentais para o exercício da cidadania e da democracia. Como podem os serviços de informação promover o acesso equitativo à informação? De que forma contribuem para sociedades mais justas, informadas e inclusivas? Como incentivar a participação ativa da comunidade? Como podem ser promotores da democracia?
- Serviços de informação como espaços de humanização, bem-estar e inclusão
- Bibliotecas e arquivos com participação cidadã
- Direito à informação
- Liberdade de expressão
Diálogo, Mediação e Cultura da Informação
Os serviços de informação atuam como mediadores entre a informação e os cidadãos. Como promover o diálogo intergeracional, intercultural e interdisciplinar? Como contribuir para uma cultura de informação que valoriza o conhecimento partilhado, a escuta ativa e a consciência crítica?
- Literacias e culturas da informação
- Redes de arquivos, de bibliotecas e na comunidade
- Serviços de informação como mediadores
- Políticas públicas e participativas
Tecnologias e Desafios da Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial tem revolucionado processos técnicos nos serviços de informação, desde a digitalização de acervos à produção automatizada de metadados. Que ganhos trazem estes avanços? Que transformações para a profissão? Que desafios éticos levantam? Como potenciar o acesso?
- Literacia para a IA – abordagem pedagógica
- Aplicações da IA
- Ética e combate à desinformação
- Plataformas e suportes tecnológicos
- Novas perspectivas para a profissão, formação e desenvolvimento profissional
Memória, Património Cultural e Ciência Aberta
A memória coletiva e o património são fundamentais para a construção de comunidades, para a investigação e para a participação cívica. Os serviços de informação têm um papel essencial na preservação, valorização, segurança e disseminação do património cultural. Como tornar mais relevantes as garantias de acesso livre, responsável e sustentável a estes recursos? Como garantir a preservação e a gestão eficaz do património cultural? Como promover a Ciência Aberta?
- Preservação digital e sustentabilidade
- Interoperabilidade, segurança da informação e cibersegurança
- Gestão do conhecimento
- Acesso aberto, dados abertos, revisão por pares aberta e ciência cidadã
- Indicadores, métricas e tendências
Contactos
Congressos Anteriores
- 14º Congresso Nacional BAD
Faro, maio 2023 - 13º Congresso Nacional BAD
Fundão, outubro 2018 - 12º Congresso Nacional BAD
Évora, outubro 2015 - 11º Congresso Nacional BAD
Lisboa, outubro 2012 - 10º Congresso Nacional BAD
Guimarães, abril 2010
APP do Congresso
instalar a APP “Library Mobile“ pesquisar a instituição “BAD“
Redes Sociais
#15CongressoBAD