Laura Fraile Vicente (Valladolid, 1985)
Jornalista e educadora social. Trabalhou como redatora de Cultura no jornal digital de Valladolid “últimoCero” entre 2013 e 2016. Atualmente vive em Barcelona, onde trabalha num centro de proteção de menores. Publicou três livros `Mujeres que tararean canciones inventadas´ (Zoográfico, 2014), `No puedo evitarlo´ (Zoográfico, 2016) y ‘La siesta te hará engordar‘ (2019). Integra o Proyecto LEEN. Lecturas en el encierro – rede Iberoamericana de bibliotecas e iniciativas de fomento leitor em prisões. Também faz parte da equipa de coordenação do mestrado “A biblioteca como agente de transformação socioeducativa” da Universidade Complutense de Madrid.
Proyecto LEEN. Lecturas en el encierro – rede Iberoamericana de bibliotecas e iniciativas de fomento leitor em prisões, nasce com o objetivo fundamental de promover a leitura nos centros penitenciários.
Entendemos a leitura como um direito básico e como uma ferramenta que permite melhorar as condições de vida das pessoas em privação de liberdade.
O Proyecto LEEN é uma rede de iniciativas, um repositório de recursos, um espaço para a formação. É uma ponte entre experiências desenvolvidas de ambos lados do Atlântico, desde dentro e desde fora dos muros, encarando a leitura como um motor para a mudança pessoal e social.