Eloy Rodrigues, licenciou-se em História, variante em Arqueologia, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e concluiu o Curso de Especialização em Ciências Documentais, opção de Biblioteca e Documentação, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
É Diretor dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho desde 2002.
Em 2003, liderou a criação do RepositoriUM – o repositório institucional da Universidade de Minho. DesdeJulho de 2008 lidera a equipa da Universidade do Minho que desenvolve o projecto Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (www.rcaap.pt).
Ao nível europeu, é membro do EUA (European Universities Association) Expert Group on Science 2.0/Open Science, em representação do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), e tem coordenado a participação da Universidade do Minho em mais de uma dezena de projetos (entre as quais se destacam os diversos projetos OpenAIRE e os projetos FOSTER e FOSTERPlus de que foi coordenador) financiados pela UE relacionados com os repositórios, o acesso aberto e a ciência aberta.
Foi eleito em abril de 2015 como Presidente do Conselho Executivo da Confederation of Open Access Repositories (COAR), para o mandato de 2015 a 2018, e reeleito em maio de 2018 para o mandato de 2018 a 2021.
Nos últimos anos, a convite de diversas universidades e outras organizações, realizou cerca de uma centena de palestras, seminários e outras acções de divulgação ou formação sobre o acesso aberto, a ciência aberta e os repositórios, na Europa (Portugal, Espanha, Reino Unido, República Checa, Alemanha, Itália, França, Bulgária, Turquia, Bélgica, Hungria, Holanda, Grécia, Malta, Lituânia), em África (Moçambique, África do Sul e Etiópia), na América (Brasil, Argentina, Colômbia, México, Chile, Perú, Costa Rica, Cuba e Equador), na Ásia (China, Japão e Coreia do Sul) e na Oceânia (Austrália) .