Ana Margarida Dias da Silva, natural de Coimbra, é arquivista desde 2004, tem trabalhado em arquivos públicos e privados. Atualmente, é técnica superior no Arquivo do Departamento das Ciências da Vida da Universidade de Coimbra.
É aluna do Doutoramento em Ciência da Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Mestre em Ciência da Informação e Documentação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2013) e Mestre em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2014). A sua dissertação de mestrado “O uso da Internet e da Web 2.0 na difusão e acesso à informação arquivística: o caso dos arquivos municipais portugueses” venceu o 1º Prémio Olga Gallego de Investigación en Archivos em 2015.
Organizadora de encontros científicos, palestrante (com mais de duas dezenas de conferências e comunicações), autora de livros e de artigos publicados em revistas científicas de referência com revisão por pares, tem focado temas relacionados com organização e representação da Informação, instituições de memória e práticas colaborativas, instituições de memória e redes sociais, e arquivos pessoais e familiares.