No próximo dia 31 de março, pelas 21h00, participe na primeira sessão online de Conversas entre Margens, que é também o primeiro evento organizado pela Delegação Regional da AML da BAD. Inicia-se, assim, um ciclo de conferências online, sob o tema Os serviços de informação em tempos de pandemia: a experiência na AML. Partindo da ideia de...
A BAD, em parceria com o Manifesto em defesa da Cultura, leva a cabo no próximo dia 4 de junho, uma conferência específica sobre bibliotecas e arquivos, integrada no ciclo de conversas “Cultura É Trabalho”. O debate terá lugar no Arquivo Fotográfico de Lisboa (Rua da Palma), às 18h30, com entrada livre, limitada aos lugares...
A Conferência Internacional de Gestão da Informação e Arquivos (CIGIA) pretende constituir-se como um novo espaço de reunião dos especialistas da área da gestão da informação, alicerçado na partilha de saberes e no reforço das competências dos profissionais.
Num contexto de rápidas e vorazes mudanças institucionais, legislativas e tecnológicas, é este o momento dos profissionais refletirem sobre os principais desafios que o presente e o futuro lhes colocam, os diferentes papéis que desempenham nas instituições e de que forma se pretendem posicionar face à profissão e à sociedade.
A realização desta II Conferência teve assim como propósito apresentar o trabalho do Grupo que tem sido desenvolvido em prol da reflexão destas problemáticas, bem como potenciar a discussão sobre as mesmas com o contributo de outras intervenções.
Numa época de grandes restrições económicas e financeiras (com recursos cada vez mais escassos e alvos de muita procura) e face à tendência para uma desregulamentação facilitadora da arbitrariedade, as bibliotecas enfrentam nos nossos dias uma forte competição nas prioridades dos decisores políticos.
A Conferência resultou da necessidade de se proceder, segundo a perspectiva da BAD, a uma reflexão séria sobre a educação que é ministrada em Portugal no domínio dos estudos superiores em Informação e Documentação. A iniciativa visa, assim, em primeiro lugar, contribuir para processos de desenvolvimento curricular que permitam adequar os programas à aquisição de competências indispensáveis actualmente aos profissionais da informação e para processos de avaliação que promovam a melhoria da formação ministrada.
Em sociedades abertas e democráticas, a Administração Pública deve reger-se por valores e desenvolver uma cultura que permitam configurá-la como instrumento ao serviço do desenvolvimento económico e social e da promoção da cidadania. Colocando o utente dos serviços públicos e as suas necessidades no centro das preocupações, a Administração obriga-se, assim, a orientar-se no sentido da desburocratização dos processos e da qualidade dos serviços que presta.
Na última década registaram-se profundas alterações no mundo da informação e documentação, em boa medida devidas aos desenvolvimentos das tecnologias de informação e comunicação, sendo previsível que o ritmo dasmudanças não abrande nos próximos anos. Para fazer face às novas realidades é necessário combinar “velhos” e “novos” saberes e competências. No presente e no futuro, a afirmação e desenvolvimento profissionais exigem a definição de novas estratégias de formação e apelam para o debate dos seus modelos e conteúdos.