Liliana Pestana

É licenciada em Línguas e Literaturas Anglo-germanísticas e pós-graduada em Ciências Documentais – variante Biblioteca. Tem vindo a adquirir formação diversos areas de bibliotecas através de cursos ministrados pela BAD, RNBP e IFLA.

Depois de uma breve passagem por museus, inicia a sua atividade profissional como bibliotecária em 2004 na Biblioteca de Culturas Estrangeiras. Em 2008 até 2016 assume a coordenação desta instituição, onde organizou vários projetos, conferências, workshops e atividades junto dos mais variados públicos divulgando as línguas, literaturas e culturas estrangeiras. Foi coautora do projeto Encontros entre Culturas, parceria desenvolvida entre a Biblioteca de Culturas Estrangeiras e a Área de Estudos Alemães, do Centro de Competências Artes e Humanidades, da Universidade da Madeira.

Desde 2016, com a incorporação da Biblioteca de Culturas Estrangeiras na Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira, é técnica superior na Direção de Serviços de Gestão e Tratamento de Bibliotecas do ABM. No Arquivo e Biblioteca da Madeira além de fazer tratamento documental, tem participado em vários projetos como tradutora, orientadora de estágio numa Pós- graduação em Ciências da Informação pela Universidade Aberta, é  coordenadora do projeto Domínio Público e faz parte da equipa da Rede Regional de Bibliotecas Públicas da RAM como formadora, apoio técnico na gestão dos fundos das bibliotecas municipais e ofertas de livros.