ALEXANDRE MATOS

Alexandre Matos, Doutorado e Mestre em Museologia pela Universidade do Porto e licenciado em História pela Universidade Portucalense. É, atualmente, diretor do Departamento de Investigação e Formação da Sistemas do Futuro e Professor Afiliado do Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

 É investigador do CITCEM – Centro De Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória», Editor na direção do CIDOC (Comité Internacional para a Documentação do ICOM) e nos últimos três anos foi gestor do projeto Mu.SA – Museum Sector Alliance em representação do ICOM Portugal. É membro do projeto SPECTRUM PT e responsável em Portugal pela divulgação e atualização da norma Spectrum.

Sempre gostou de Museus, mas ficou completamente apaixonado por eles quando trabalhou num pela primeira vez e percebeu a capacidade que ali existe para contar histórias com um simples objeto. Trabalha em documentação de museus porque considera que é a melhor forma que existe para manter essas histórias vivas. Escreve sobre isso no Mouseion.