Andreia Santos Baptista nasceu em 1980 e, desde então, vive na freguesia da Camacha, mais precisamente no sítio do Rochão, que tanto estima!
Estudou na Camacha até ao 9º ano, à exceção do 7ºano, que frequentou a escola das Mercês, no Funchal. Fez o secundário na Jaime Moniz e licenciou-se em Línguas e Literaturas Românicas (Português- Francês) na Universidade da Madeira. Após ter tirado uma especialização em animação Sociocultural de Bibliotecas Escolares, começou a sua vida profissional, em 2003, dinamizando a biblioteca da EB1/PE da Camacha. Escola que foi o seu segundo lar até fim de fevereiro de 2019. Em abril do mesmo ano, iniciou uma nova aventura profissional na divisão de Educação e Qualidade de Vida da Câmara Municipal do Funchal, sendo a responsável pela dinamização de atividades de leitura no polo de leitura da Penteada. Atualmente, inicia uma nova caminhada no Departamento de Cultura da Câmara Municipal, tentando manter-se ligada, de uma forma ou de outra, ao que a faz verdadeiramente feliz: a mediação de públicos quer sejam eles miúdos ou graúdos. E não haveria melhor forma de fazê-lo do que estando envolvida ativamente no ES.CU.TO. Espaço Cultural para todos, um projeto de Educação e Mediação Cultural, que envolve crianças, jovens, famílias e seniores.
Mas acima de tudo, Andreia Baptista é alguém que tem dedicado grande parte da sua vida profissional (Técnica Superior de Bibliotecas) e até mesmo pessoal (apaixonada por histórias) aos livros e que, cada dia que passa, discorda mais do termo “literatura infantil”, pois acredita que os intitulados “livros infantis” narram e contam histórias para todas as idades. É, sobretudo, alguém que crê na magia dos livros, que divertem e transportam para o mundo da fantasia, ao mesmo tempo que transmitem lições e valores, podendo até mudar uma vida, para melhor, claro!
No dia 8 de junho de 2022, viu um dos seus sonhos ganhar asas, ao ser publicado o seu primeiro livro Luna! Outra vez na lua?! com ilustrações de Teresa Vieira.
No dia 26 de março de 2023, viu mais um sonho realizado ao ver nascer o livro Ai! Se eu fosse Zeus…