É natural da cidade do Porto, onde realizou grande parte do seu percurso académico. É licenciado em Ciências Históricas – Ramo de Património, pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique e Pós-Graduado em Ciências Documentais – Documentação e Biblioteca, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Em 2000 integrou a Sogrape e desde aí participa ativamente na realização de inúmeros projetos internos e externos, os quais resultaram em diversos artigos académicos, de imprensa e TV, monografias, exposições e eventos culturais, entre outros.
Responsável e Técnico Superior do Arquivo Histórico Sogrape desde 2008, Jorge Barreira gere os núcleos documental, bibliográfico e museológico de mais de 35 empresas vitivinícolas, entre as quais a Ferreira, a Sandeman e a Offley.
Em representação do Arquivo Histórico Sogrape, tem vindo a participar em vários colóquios, seminários e outros fóruns da área. Jorge colabora com várias fundações e organismos culturais, intrinsecamente ligados à História do Vinho do Porto e ao Douro, tendo sido entronizado Confrade pela Confraria do Vinho do Porto em 2017.