Maria José Santos
Natural do Porto, é Licenciada em História – variante de Arqueologia, e Mestre em Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, detendo o Curso de Doutoramento na mesma especialidade da FLUP, e Pós-Graduação em Gestão Estratégica do Património na Administração Pública e Autárquica, pelo ISPGAYA.
Entre 1998 e 2000 desenvolveu a sua atividade profissional na área da Arqueologia em regime de prestação de serviços, ingressando na Câmara Municipal de Penafiel em 2000, como Técnica Superior de Arqueologia do Museu Municipal. Foi Chefe da Unidade Orgânica de 3.º Grau do Museu Municipal entre 2011 e 2020, e é, desde então, Chefe da Divisão de Cultura e Turismo, acumulando o cargo de Diretora do Museu Municipal de Penafiel desde 2011.
É Investigadora Integrada no grupo «Territórios e Paisagens» do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço e Memória”, sócia e membro dos Corpos Sociais do ICOM Portugal para o triénio 2020-2023, sócia da APOM e Correspondente Nacional do EMF – European Museum Forum.