Maria Manuela Pinto

Doutorada em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (U.Porto e UAveiro) com a tese “A Gestão da Informação nas Universidades Públicas Portuguesas : Reequacionamento e proposta de modelo” (2016).

É Professora Auxiliar da FLUP e docente nos cursos de Licenciatura e Mestrado em Ciência da Informação e em Ciências da Comunicação, Mestrado em Museologia, Mestrado em Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas e Doutoramento em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais. É vogal da Comissão Executiva do Departamento de Ciências da Comunicação e Informação (FLUP), integra a Direção do Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital (CIC.Digital Porto), de que é membro integrado, sendo, também, colaboradora do Centro para a Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (CITE / INESC TEC). Coordena o Laboratório de Novos Média para o Património (eHeritage.Lab) e o CreIA.Lab (Creative Industries Accelerator Lab). Integra as equipas dos projetos europeus AHEH – Arts and Humanities Entrepreneurship Hubs (ERASMUS+) e Mu.SA: Museum Sector Alliance (ERASMUS+).

Foi quadro superior de várias empresas (1985-1996), na área da Informática e Sistemas de Informação. Posteriormente, exerceu funções na Câmara Municipal de Vila do Conde (1998-2004), como arquivista/gestora de informação, coordenando os projetos de reorganização do Arquivo Municipal e de Modernização Administrativa da autarquia. Colaborou, ainda, como docente do Curso de Especialização em Ciências Documentais (Arquivo) na Faculdade de Letras da UCoimbra (2000-2005) e consultora científica na Câmara Municipal do Porto (2007-2016) e Agência de Modernização Administrativa (2011-2012). Estruturou o serviço e exerceu o cargo de coordenadora da Unidade de Apoio à Prestação de Serviços (UNAPS-FLUP) (2010-2014).

Desenvolve investigação no âmbito da gestão da informação e gestão de serviços de informação; preservação da informação em meio digital; gestão da inovação e empreendedorismo.