Arquivista na Junta da Andaluzia, Espanha, desde 1995. É, atualmente, director do Arquivo Geral da Andaluzia. Anteriormente foi chefe do Departamento de Arquivos do Serviço de Arquivos da Consejería da Cultura (2007-2017), diretor do Arquivo Central da Consejería da Agricultura e Pescas (1998-2007) e assessor técnico do Arquivo Geral da Andaluzia (1995-1998). É membro da Comissão Andaluza de Avaliação de Documentos, tendo sido secretário da mesma de 2007 a 2017. Também é membro do Comissão Consultiva para a Transparência e Protecção de Dados da Andaluzia. Foi secretário da Comissão de Redação do anteprojeto de Lei de Documentos, dos Arquivos e do Património Documental da Andaluzia e membro da equipa de coordenação do projeto legislativo acima mencionado e aprovado em 2011. Foi também Vogal da Formação (2013-2015) e presidente da Associação de Arquivistas da Andaluzia (2015-2019).
Professor e coordenador de vários cursos no âmbito da Administração Autonómica da Andaluzia, bem como de outras entidades locais e outras administrações autonómicas. Mateo A. Páez García tem participado na organização e coordenação de várias jornadas, conferências e outras atividades relacionadas com os arquivos, nomeadamente, nas áreas da identificação, classificação e avaliação documental. Tem várias publicações relacionadas com a sua atividade profissional.