
Pedro Miguel Gonçalves é um autor e investigador com cinco títulos publicados e uns poucos textos dispersos por revistas, exerce a profissão de Professor Bibliotecário e tem interesses de investigação na área das Bibliotecas Escolares, Literatura e História/Património de Coimbra.
Em 2019 recebeu o Prémio de Jornalismo Adriano Lucas com uma investigação sobre a passagem de Umberto Eco por Coimbra. Mais tarde esse estudo foi aprofundado e publicado no Boletim da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, Vol. 52, 2022: Umberto Eco em Coimbra: memória de uma investigação. Em 2023 publicou na Revista MUNDA, Revista do Grupo de Arqueologia e Arte do Centro, nº1, 2ª Série, o texto Martin Walser em Coimbra: Um Escritor Alemão Esquecido. No nº2 da mesma revista publicou, em 2024, o texto As Férias de Agatha Christie em Portugal, revelando a passagem de Agatha Christie por Portugal em 1965. Está no pelo um artigo de investigação sobre a passagem de Maurice Maeterlinck por Portugal.
É autor de livros de vocação turística, nomeadamente o livro Destino Coimbra, apresentado no MNMC em 2017, e também Universidade de Coimbra – Uma Universidade no Mundo, lançado em 2020.
É também autor de dois livros de contos, O Livro dos Dias à Tarde, pela Editorial Escritor, de 2001, e O Perigo na Ponta da Esferográfica, pela Palimage, de 2009. Nesta área foi distinguido com o Primeiro prémio do concurso literário Conto de Natal, do Jornal AS BEIRAS, em 2000, e com o Segundo prémio no 8º Concurso Literário do SPRC, em 2007. Mantém um blogue de temática exclusivamente literária, O Blogue do Tlonista, onde são revelados alguns dos seus textos, além de alguns prazeres de leitura.
Para o universo infantil escreveu um conto curto, Casa de Lã, para ilustração de Manuela Bacelar, incluído no catálogo A Casa dos Sonhos da exposição Encontros sobre o Conto, no âmbito de Coimbra 2003 Capital Nacional da Cultura, em 2003, e mais recentemente, já em 2016, publicou o conto O Limoeiro já tem amigos, com ilustrações de Carolina Pessoa.
Estudou Filosofia, Jornalismo e Psicologia na Universidade de Coimbra, concluindo apenas a licenciatura em Filosofia, e com uma breve passagem pela Universidade de Salamanca, enquanto bolseiro ERASMUS.
É Mestre em Gestão de Informação e Bibliotecas Escolares pela Universidade Aberta.