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Novos ambientes de aprendizagem: PLE, MOOCs e Mobile Learning (#w4naa)

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Workshop dedicado a explorar os novos ambientes de aprendizagem emergentes (#emerg), a partir de exemplos e aplicações práticas, conhecendo mais e melhor sobre as implicações institucionais no ensino superior dos “PLEs – Personal Learning Environment”, “MOOCs – Massive Open Online Course” e Mobile learning.

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Novos ambientes de aprendizagem: PLE, MOOCs e Mobile Learning (#w4naa)

  1. 1. LinaMorgadoWorkshop 4Novos ambientes de aprendizagem:PLE, MOOC e Mobile LearningMª JoãoSpilkerPaulaSilva
  2. 2. Workshop 4Novos ambientes deaprendizagem:PLE
  3. 3. http://pinterest.com/pin/137219119869029816/SERBIBLIOTECÁRIO2.0 É UMESTADO DEESPÍRITO.
  4. 4. cc licensed ( BY ) flickr photo by greyweed:http://flickr.com/photos/21986855@N07/7607705630/PLE - Ambientes Pessoais de Aprendizagem
  5. 5. • Blogue• Wiki• Produtividade• Podcasting• Partilha de ficheiros• Partilha de documentos (PP, PDF)• Partilha de fotos• Marcadores sociais• Partilha de vídeos• URLs curtos• Agregação e curadoria• Microblogue• Redes Sociais• Blogger; Wordpress• Wikispaces; PBworks• Google Drive• Audacity; Podbean• Dropbox; BoxNet• Slideshare• Flickr; Picasa• Delicious; Diigo• Youtube; Vimeo• goo.gl• Scoop.it; Pinterest;• Twitter; Tumblr• Facebook; Twitter; Google+PLE - Serviços e ferramentas da Web 2.0Adaptado deJosé Mota (2012) – xLE Introdução [Apresentação ] -http://www.slideshare.net/josemota
  6. 6. PLE À LA CARTEGESTÃO DA INFORMAÇÃO PARTILHALEITOR DE FEEDS PINTEREST, FLICKRDIIGO FACEBOOKSCOOP.IT TWITTERFirst published in NTEN: Change (http://nten.org/NTENChange), June 2012, CC BY-SA 3.0
  7. 7. Comunicar e Cooperar Gerir informação Gerar conteúdosPesquisar informaçãoAgregar informação econhecimentoManipular, remisturar eadaptar artefactos deconhecimentoAnalisar informação paradesenvolver conhecimentoRefletir, questionar,clarificar, debaterPartilhar e apoiar outrosna aprendizagemLigar-se em rede atravésde um ambiente colaborativode aprendizagemApresentar ideias econhecimento de diversasformasPLE - Ambientes Pessoais de AprendizagemAdaptado deJosé Mota (2012) – xLE Introdução [Apresentação ] - http://www.slideshare.net/josemota
  8. 8. EcossistemaPessoas(PLN)RecursosFerramentasServiçosAdaptado deJosé Mota (2012) – xLE Introdução [Apresentação ] -http://www.slideshare.net/josemotaPLE - Ambientes Pessoais de AprendizagemAmbientesPessoais deAprendizagem
  9. 9. AberturaInteroperabilidadeConnectednessDiversoecomplexoColaboração/CooperaçãoAutonomiaAprendizagemControloProduçãoorgânicoevolutivoPropriedadepersistenteao longo da vidaformal informalnão-formalPessoal eProfissionalePortfolioIdentidadePLE - BenefíciosAdaptado deJosé Mota (2012) – xLE Introdução [Apresentação ] - http://www.slideshare.net/josemota
  10. 10. Símbolo gráfico de Feed da WebPLE - Ferramentas para gestão da informaçãoLeitor de Feeds
  11. 11. GOOGLE READER- Encerra no dia 1 de julho 2013PLE - Leitor de Feeds
  12. 12. FEEDLYUm substitutodo Google ReaderDisponível em váriosnavegadores da Web edispositivos móveisPLE - Leitor de Feeds
  13. 13. PLE - Leitor de Feeds Fácil adesão Conexão com Google Reader
  14. 14. PLE - Leitor de Feeds
  15. 15. Digest of Internet Information,Groups, and other stuffhttp://pinterest.com/pin/251357222922107872/
  16. 16. PLE – DIIGOBARRA DE FERRAMENTAS OU ÍCONE
  17. 17. PLE - DIIGO - SISTEMA DE ETIQUETAS
  18. 18. Organize como um curador!First published in NTEN: Change (http://nten.org/NTENChange), June 2012, CC BY-SA 3.0PLE – SCOOP.IT
  19. 19. Source: heyjudeonline Judy OConnell · #slanza11 be the curator of your favoritePLE – SCOOP.IT
  20. 20. http://www.scoop.it/t/when-you-absolutely-positively-have-to-know-ask-a-librarian
  21. 21. http://www.scoop.it/t/library-2-0-by-lmalitaPLE – SCOOP.IT
  22. 22. PLE – PINTEREST
  23. 23. http://pinterest.com/paulabarbo/boards/PLE – PINTEREST
  24. 24. Bilbioteca da Universidade do Algarvehttp://www.flickr.com/photos/biblioteca_ualg/with/6927791006/PLE – FLICKR
  25. 25. PLE – FLICKR• Partilha• Incorporação em sites• Criação de grupos• Gestão de álbuns• Etiquetas• Licenças Creative Commons
  26. 26. Biblioteca da Universidade do Minho https://www.facebook.com/BibliotecasUMPLE – FACEBOOK
  27. 27. https://www.facebook.com/pages/Biblioteca-UAlg/278050462279870
  28. 28. https://twitter.com/bibliotecasUM#PLE – TWITTER
  29. 29. https://twitter.com/bibliotecasUM#PLE – TWITTER
  30. 30. TWITTERhttps://twitter.com/bad_pt#PLE –TWITTER
  31. 31. PLE –TWITTER
  32. 32. PLE –TWITTERStream de tweets no Hootsuite
  33. 33. PLE –TWITTERDESAFIO1-Lançar um tweet sobre o workshop usando a hashtag #w4naa2- Criar uma conta num ou mais dos serviços mencionados3- Partilhar numa rede a nova conta ou partilhar conteúdoExemplo deum tweetcom hashtag
  34. 34. http://pinterest.com/pin/241927811202337546Twitter @paula_aryPaula Silva mpaulasilva@gmail.comDiigo https://www.diigo.com/user/paulasilvaScoop.it http://www.scoop.it/u/paula-silvaPinterest http://pinterest.com/paulabarbo/boards/
  35. 35. Workshop 4Novos ambientes deaprendizagem:Mobile Learning & Bibliotecas
  36. 36. LinaMorgadoWorkshop 4Novos ambientes de aprendizagem:Mobile LearningMª JoãoSpilkerPaulaSilva
  37. 37. MobileLearning & Libraries
  38. 38. http://www.flickr.com/photos/dmje/5159177886/
  39. 39. MobileLearningAprendizagemmóvel
  40. 40. Mobile Learning“… the intersection of mobile computing ande-learning: accessible resources wherever you are,strong search capabilities, rich interaction, powerfulsupport for effective learning, and performance-basedassessment. eLearning independent of location intime or space.”Quinn, C. (2000).mLearning. Mobile, Wireless, In-Your-Pocket Learning. Linezine.http://www.linezine.com/2.1/features/cqmmwiyp.htmAprendizagem móvelMaria João Spilker
  41. 41. Qualquer um.Em qualquer lugar.Em qualquer momento.E com um dispositivo móvel.Aprendizagem a DistânciaMaria João Spilker
  42. 42. http://www.flickr.com/photos/miniyo73/8371683905/Maria João Spilker
  43. 43. BibliotecasmóveisMobileLibraries
  44. 44. Recursos e serviços da biblioteca• Edifício• Página Web– Desktops– Notebooks• Página Webpara dispositivos móveis– Smartphones– Tablets– NotebooksBibliotecaMaria João Spilker
  45. 45. Inquérito sobre os dispositivos móveis utilizados:– Quais?– Com que finalidade?– Com que frequência?– Comparaçãocom outras bibliotecas– …Utilizadores da biblioteca Estudantes Docentes Colaboradores Público em geralBibliotecas móveisMaria João Spilker
  46. 46. • Enumere 5 ações que os utilizadores realizam nasua biblioteca (física).• Enumere 5 ações que os visitantes efetuam napágina web da sua biblioteca.Cinco açõesMaria João Spilker
  47. 47. • Informações– Horário de abertura da biblioteca– Local• Notícias e eventos• Pesquisa– Catálogo online• Reserva de recursos• Contatar os serviços– Mensagem instantânea– SMS (alertas de prazo, novos livros, …)– eMail• Passeio virtualMaria João SpilkerAlgumas respostas …
  48. 48. Bibliotecas móveisMaria João SpilkerCatálogo onlineReferênciasRSS do blogUtilização dos recursosServiços de SMSEventosSocial MediaAudio e VídeoRealidade aumentadaAcesso abertoPesquisa científicaQR-Codes
  49. 49. PortabilidadeFuncionalidadesServiçosConetividadeNotebookxTabletxSmartphoneBibliotecas
  50. 50. Bibliotecas móveisMaria João SpilkerBibliotecamóvelPortal da bibliotecaPortal paradispositivos móveisAplicações
  51. 51. Exemplo:Portal da BibliotecaMaria João Spilker
  52. 52. Exemplo:Portal para dispositivos móveisMaria João Spilker
  53. 53. Exemplo:… visualizado no telemóvelMaria João Spilker
  54. 54. Quick Response Code• Dispositivo móvel com camâra• QR Code Creator– http://qrcode.kaywa.com• QR Code Reader– http://reader.kaywa.com/repositorioaberto.uab.ptCódigo QRMaria João Spilker
  55. 55. QR Code Creator (online)Maria João Spilker
  56. 56. • Informações sobre um livro– Título, autor, onde o livro se encontra• Vcard– Cartão de Visita digital– Informações sobre a biblioteca• Eventos– Link para a página do evento– CartazAplicabilidade de Códigos QRMaria João Spilker
  57. 57. Considerações finaisMaria João Spilkerhttp://www.flickr.com/photos/8136496@N05/3570163270/
  58. 58. ContatosLina MorgadoLina.Morgado@uab.ptMaria João Spilkermjspilker@gmail.comPaula Silvampaulasilva@gmail.com
  59. 59. LinaMorgadoWorkshopNovos ambientes de aprendizagem:MOOC - Curso Online Massivo AbertoMª JoãoSpilkerPaulaSilva
  60. 60. MassiveOpenOnlineCoursesMOOCCursos Online Massivos Abertos
  61. 61. O que éumMOOC?Definição do conceito
  62. 62. • MOOCMassive Open Online Courses• Cursos Online Massivos Abertos• Cursos gratuitos (abertos) sem pré-requisitos;• Disponibilizados na web para um elevado número depessoas.• Ensino/Formação em larga escala.O que é um MOOC?
  63. 63. Questões em abertoMassivo1000 até mais de 160.000 participantes?AbertoAcesso aberto? Recursos abertos? Gratuito?OnlineInclusivo? Exclusivo?CursoCurrículo? Duração definida?Avaliação e certificação?
  64. 64. http://www.flickr.com/photos/gforsythe/7549370822/
  65. 65. Evolução2008CCK08Connectivism and Connective KnowledgeSiemens, Downes e CormierUniversity of Manitoba2.300 participantesConectivismo
  66. 66. 2011Introduction to Artificial IntelligenceSebastian Thrun & Peter NorvigUniversity of Stanford160.000 participantesBehavorista /Cognitivista
  67. 67. http://mfeldstein.wpengine.netdna-cdn.com/wp-content/uploads/2012/07/EvolutionCombine20120815.jpg
  68. 68. Tipos de MOOCcMOOC• Participação• Interação• Criaçãode conhecimento• Aprendizagem em rede• Distribuído na redeAd aptado d e P laneta MOOC, Jo sé M otah ttp://www.slideshare.net/josemota/planeta -m o oc-a-educao-online-como -plataformaxMOOC• Leitura• Exames/Testes• Replicaçãode conhecimento• Avaliação(entre pares)Acontece em plataformas
  69. 69. Desafios dos MOOCVantagens• Itinerário da aprendizagem aberto e flexível no espaço/tempo• Aprendizagem resulta da partilha dos conhecimentos que osparticipantes possuem• Comunidade globalmente distribuída• Inclusão socialDesvantagens• Elevada taxa de abandono• Falta de certificação ou reconhecimento da participação comsucesso no curso• Modelo de negócio/financiamento imaturo• Ação de Marketing por parte das Universidades
  70. 70. Aspetos pedagógicos
  71. 71. Aspetos pedagógicosDesafioscMOOCsSentimento de desorientaçãoFragmentaçãoParticipação pontual/residualDiminuição da motivação ao longo do cursoPremissa: Literacia digital (Web 2.0)xMOOCsFraca interação/cooperação entre participantesCurso centrado no professor e nos conteúdosAvaliação tradicional
  72. 72. Estratégias de Sucesso(D. Cormier)1. Orientar-se2. Partilhar conhecimentos e reflexões3. Aprender em rede4. Selecionar participantes cominteresses em comum5. Focalizar-se
  73. 73. iMOOCCurso AlteraçõesClimáticas
  74. 74. Modelo próprio baseado nos princípios do Modelo PedagógicoVirtual® institucional:• Aprendizagem centrada no estudante• Flexibilidade• Interação• Inclusão digitalEnfoca na• Responsabilidade individual• Interação• Relações interpessoais• InovaçãoiMOOC da UAberta
  75. 75. #imoocac13imooc.uab.pt
  76. 76. ContatosLina MorgadoLina.Morgado@uab.ptMaria João Spilkermjspilker@gmail.comPaula Silvampaulasilva@gmail.com#w4naa#bibliotecasES

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