Compromisso com a Democracia: Diálogo, Bem-Estar, Inclusão
Num tempo de incerteza e ameaças sérias à democracia e aos valores de liberdade, igualdade e solidariedade que a fundamentam, aos profissionais da informação e documentação cumpre assumir um compromisso forte na sua defesa.
Perguntemos, então: como podem os serviços de informação e documentação fortalecer o diálogo, o bem-estar e a inclusão numa sociedade cada vez mais fragmentada? O que acontece nos serviços de informação quando a liberdade intelectual e de expressão é ameaçada? Neste momento exato da História, qual é o nosso papel enquanto profissionais responsáveis pelo acesso à informação, pela preservação da memória e pela difusão da Cultura e da Ciência? E como compaginar tudo isto com esse outro desafio que é a inteligência artificial e as novas e inéditas possibilidades de inventar o real?
Num mundo onde até há pouco os princípios da democracia eram inquestionáveis, por toda a parte vemos o surgimento de fenómenos incontroláveis de desinformação que minam a confiança nas instituições e condicionam a liberdade de expressão. A violência contra a cultura e os seus agentes cresce, transformando em medo os palcos onde antes se fazia a festa.
Num mundo caracterizado por uma crescente complexidade e insegurança os desafios são reais e exigem de nós, profissionais da informação, uma postura ativa. Como podemos garantir que bibliotecas, arquivos, serviços de informação e documentação e museus continuam a ser espaços seguros de debate, de aprendizagem, de fruição cultural e de inclusão, verdadeiros terceiros lugares, pontos de encontro de baixa intensidade, casas de todos e de cada um?
O tema geral do 15º Congresso Nacional da BAD subdivide-se em 4 eixos e subtemas:
- Serviços de Informação como Espaços de Democracia e Cidadania
- Diálogo, Mediação e Cultura da Informação
- Tecnologias e Desafios da Inteligência Artificial
- Memória, Património Cultural e Ciência Aberta