Sessão Aberta sobre o Manifesto para as eleições europeias 2024: Bibliotecas para um futuro sustentável

  • Eventos BAD
  • Eventos
  • Online
  • Sessão Aberta sobre o Manifesto para as eleições europeias 2024: Bibliotecas para um futuro sustentável

As políticas da União Europeia (UE) são fundamentais para as Bibliotecas na Europa, estruturas que adotam nos seus programas e atividades medidas respeitantes à transição ecológica, a diversidade de competências digitais ou a promoção da democracia. Para que tenham eficácia e qualidade na sua ação, podem e devem beneficiar de apoios, recursos e instrumentos da UE.

 

É por isso importante que as prioridades da UE estejam em sintonia com as atividades das Bibliotecas, inclusive a nível local, permitindo e desenvolvendo uma visão partilhada para a área das bibliotecas, tornando esta rede muito mais forte a nível europeu.

 

São cinco os organismos europeus de Bibliotecas* que elaboraram o Manifesto para as eleições europeias 2024: Bibliotecas para um futuro sustentável. Este Manifesto procura informar e despertar os cidadãos europeus, especialmente os candidatos ao Parlamento Europeu, para o papel que as Bibliotecas desempenham na sociedade e para a sua capacidade de intervenção na construção de um futuro mais justo, democrático, inovador e sustentável.

 

Movida pela importância desta temática, a BAD, vai promover uma sessão pública de apresentação do Manifesto, tendo convidado candidatos dos partidos com assento parlamentar, ao parlamento europeu para estarem presentes na sessão.

 

O objetivo é apresentar o Manifesto e receber dos(as) candidatos(as) a eurodeputados(as) impressões e posições sobre as linhas de atuação que a Europa deve adotar, relativamente a este tema. A sessão terá lugar a 16 de maio, às 21h30, em formato online.

 

Aceda ao aqui ao link da sessão!

 


 

PROGRAMA

 

21h30 – Abertura
Ana Alves Pereira | Presidente da BAD

 

21h35 – Apresentação do Manifesto
Zélia Parreira | Vice-Presidente da EBLIDA

 

21h50 – Comentários e posicionamento dos candidatos ao Parlamento Europeu

      • Aliança Democrática – Vânia Neto
      • Partido Socialista – Francisco Themudo
      • Bloco de Esquerda – Alexandre Abreu
      • LIVRE – Filipa Silva
      • Partido Comunista Português – Judite Castro, Centro de Informação e Documentação do PCP, em representação do partido.

Está prevista a participação dos candidatos do PAN, CHEGA e Iniciativa Liberal

 

22h20 – Perguntas do público
Moderação | Vasco Trigo | Jornalista

 

22h45 – Encerramento
Paula Meireles | Vice-Presidente da BAD

 


 

No Manifesto são identificados cinco eixos de ação, considerados essenciais para a concretização do projeto europeu, para os quais as Bibliotecas podem contribuir de forma ativa:

 

1. As Bibliotecas garantem a oportunidade e igualdade de acesso à informação, à cultura e à educação, para todos os cidadãos;
2. As Bibliotecas contribuem para a formação de cidadãos informados, dotados de espírito crítico;
3. As Bibliotecas apoiam o desenvolvimento científico e a sua disseminação de forma inclusiva;
4. As Bibliotecas continuam a ser os locais de salvaguarda e disponibilização da identidade e memória coletivas;
5. As Bibliotecas desenvolvem, de forma regular, projetos de cooperação com instituições de países parceiros, estendendo a nível global a visão europeia de uma sociedade democrática, livre e justa.

 

Este Manifesto, agora apresentado, pretende ser uma ferramenta disponível para que as instituições e os profissionais de Bibliotecas de toda a União Europeia divulguem a mensagem e sensibilizem os candidatos a eurodeputados para a importância desta atividade e dos requisitos para que a sua missão seja cumprida.

 

Esperamos poder contar com a presença de todos para reforçar a importância deste Manifesto junto do poder político e de toda a comunidade.

 


* EBLIDA – European Bureau of Libraries, Information and Documentation Associations; NAPLE – National Authorities on Public Libraries in Europe; Public Libraries 20-30; LIBER Europe – Association of European Research Libraries e a Secção Europeia da IFLA – International Federation of Libraries Associations and Institutions.