10 de dezembro de 2025 | 21h15 – 22h30 (via Zoom)

O Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares (GT-BE) da BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação promove mais uma sessão do ciclo Diálogos com…, desta vez com o recém-doutorado Dr. Carlos Pinheiro, que apresentará, em traços gerais, o conteúdo da sua tese de doutoramento intitulada O Papel da Educação Formal na Aquisição de Competências de Literacia Mediática.

Enquadramento

A literacia mediática tem vindo a assumir crescente relevância internacional desde a Declaração de Grünwald (1982), sendo atualmente reconhecida como uma competência essencial para o exercício da cidadania ativa. Em Portugal, a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania marcou, pela primeira vez, a integração da educação para os media no currículo escolar.

O estudo desenvolvido por Carlos Pinheiro avaliou as competências de literacia mediática de alunos do 10.º ano que concluíram o ensino básico quatro anos após essa integração curricular. Recorreu-se a uma metodologia mista, combinando inquéritos, provas de avaliação e a implementação de uma disciplina específica em duas turmas.

Os resultados evidenciaram níveis iniciais reduzidos de literacia mediática e um impacto limitado das políticas educativas nacionais, mas revelaram melhorias significativas nas competências dos alunos que frequentaram a disciplina, demonstrando a eficácia de uma abordagem estruturada e intencional à educação para os media.

O que poderá esperar deste encontro?

  • Análise dos resultados obtidos junto de alunos do 10.º ano, com identificação dos níveis de competência mediática, principais dificuldades e fatores que condicionam a eficácia das políticas educativas.
  • Exploração dos efeitos de uma abordagem curricular sistemática, centrada numa disciplina específica, que potenciou ganhos expressivos nas competências críticas e interpretativas dos estudantes.
  • Reflexão sobre o papel das bibliotecas escolares e dos docentes, em especial do professor bibliotecário, na dinamização de práticas pedagógicas que promovam a leitura crítica dos media e o pensamento independente.
  • Debate sobre caminhos futuros para o reforço da integração da literacia mediática na educação formal, através de políticas públicas, formação de professores e parcerias interinstitucionais.

Este Diálogo com… pretende inspirar práticas e políticas educativas mais consistentes, reforçando a importância de uma educação para os media que capacite os jovens para uma participação informada, ética e responsável na sociedade digital.

Orador

Carlos Pinheiro é Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade Autónoma de Lisboa, com uma tese dedicada ao papel da educação formal na aquisição de competências de literacia mediática. Licenciado pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, exerce funções como Professor de História e Professor Bibliotecário, sendo ainda Coordenador Interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) no concelho de Cascais.

Moderação

João Paulo Proença – Coordenador Interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares, formador e investigador nas áreas da literacia mediática, inovação pedagógica e advocacy das bibliotecas escolares. Coordena o Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares da BAD.

Destinatários

  • Professores bibliotecários e docentes de todos os níveis de ensino.
  • Profissionais de bibliotecas públicas.
  • Profissionais da informação e da documentação.
  • Todos os interessados na temática da literacia mediática e da educação para os media.

Inscrições

As inscrições são gratuitas, mas obrigatória!

EVENTO
DETALHE

Dias
Horas
Min
Seg

SOCIAL
SHARE

#TAGS