O Manifesto da Biblioteca Escolar, recentemente revisto e publicado pela IFLA/UNESCO (2025), constitui um documento estruturante para a afirmação do valor da biblioteca no processo educativo e na formação integral de crianças e jovens.
Mas que desafios e oportunidades coloca este novo Manifesto às bibliotecas escolares em Portugal? Como operacionalizar as suas orientações de forma prática e transformadora nas escolas?
Para debater estas questões, o Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares convida-o(a) a participar num webinar que contará com a participação de três especialistas da área, proporcionando um espaço de reflexão, diálogo e partilha de caminhos futuros.
Deste modo, vimos convidá-lo a participar na sessão online (via Zoom) dos “Diálogos com” promovidos pelo Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares da BAD que se realizará, no próximo dia 29 de outubro de 2025, das 21h15 – 22h30, sob o tema: “O novo Manifesto da Biblioteca Escolar”
O que poderá esperar deste encontro?
- Uma leitura crítica e fundamentada do novo Manifesto da Biblioteca Escolar.
- Reflexões sobre o papel da biblioteca na promoção das literacias essenciais e no desenvolvimento do currículo.
- Debate entre especialistas sobre as linhas de trabalho e a sua concretização em contexto escolar.
- Abertura a propostas para a construção de práticas inovadoras em torno do Manifesto.
Oradores
- Maria José Vitorino – Professora, Bibliotecária, Laredo Associação Cultural desde 2014. Formação de profissionais; Gestão e desenvolvimento de bibliotecas escolares, prisionais, comunitárias e outras; Investigação e publicação de conteúdos. Trabalho associativo na área da cultura e da cidadania.
- João Guerreiro – Bibliotecário, gestor cultural e formador. Diretor da Biblioteca do Colégio Internacional de Sevilla (2017-2024). Professor no curso Bibliotecas Infantis e juvenis da UNED (Universidade Nacional de Educação a Distância).
- José Saro – Professor do Ensino Secundário e do Ensino Superior. Formador. Coordenador Interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares.
Moderação
- João Paulo Proença – Coordenador interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares, formador e investigador nas áreas da literacia mediática, inovação pedagógica e advocacy das bibliotecas escolares. Coordenador do GT das BE da BAD
A quem se destina este webinar?
- Professores bibliotecários e docentes de todos os níveis de ensino.
- Profissionais de bibliotecas públicas
- Profissionais da informação e responsáveis por projetos educativos e culturais.
- Todos os interessados no papel da biblioteca escolar como espaço de inclusão, inovação e cidadania.
A quem se destina esta conferência/debate?
A todos os profissionais da informação.
As inscrições são gratuitas, mas obrigatória! (formulário brevemente disponível)