Fernanda Ribeiro
fribeiro.flup@gmail.com
Licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) em 1980 e obteve o diploma do Curso de Bibliotecário-Arquivista na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em 1982. Doutorou-se em 1999 na FLUP, com uma tese intitulada O Acesso à Informação nos Arquivos e fez Provas de Agregação, na mesma Faculdade, em 2006. É Professora Catedrática do Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação da FLUP, foi diretora do Curso de Licenciatura em Ciência da Informação e do Programa Doutoral em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais e foi também coordenadora do centro de investigação CETAC.MEDIA. É, desde outubro de 2014, diretora da FLUP.
Tem publicado trabalhos, em Portugal e no estrangeiro, na área da Ciência da Informação, designadamente sobre indexação, classificação e instrumentos de acesso nos arquivos portugueses. Tem dedicado particular atenção às questões da formação em Ciência da Informação.
Armando Malheiro da Silva
armando.malheiro@gmail.com
Nasceu em Braga no ano de 1957. Licenciou-se em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa e em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Obteve o diploma do curso de bibliotecário-arquivista da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e, em 1999, doutorou-se em História Contemporânea na Universidade do Minho. É actualmente professor associado do Curso de Licenciatura em Ciência da Informação, e no Programa Doutoral em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais do Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Tem repartido as suas pesquisas e publicações por várias áreas científicas, com destaque para o campo interdisciplinar das Ciências da Comunicação e da Informação com comunicações, artigos e edição de livros. É investigador do Centro de Estudos em Tecnologia e Ciências da Comunicação – CETAC.Media e colaborador do Centro de Estudos Interdsiciplinares do Século XX – Ceis 20 – da Universidade de Coimbra. Diretor da revista electrónica Prisma.Com. 2
Alexandre Matos
alexandrematos@mac.com
Licenciado em História – ramo científico pela Universidade Portucalense, mestre e doutor em Museologia pela Universidade do Porto é, actualmente, director do Departamento de Investigação e Formação da Sistemas do Futuro, Lda. e Professor Afiliado no Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
A sua actividade académica e profissional tem como principal foco a investigação na área da gestão e documentação de coleções em museus e paralelamente na utilização da tecnologia no sector do património cultural. Foi responsável pela primeira tradução da norma SPECTRUM para Português e faz actualmente parte da equipa que gere a tradução e adaptação da norma nos territórios de Portugal e Brasil através do projecto SPECTRUM PT (www.spectrum-pt.org). Tem como interesse de investigação as políticas de gestão de colecções, a normalização em museus, a utilização das redes sociais no sector cultural e a divulgação das colecções recorrendo a ferramentas digitais e utilizando técnicas específicas como o storytelling.
É investigador do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória (CITCEM – www.citcem.org), membro do conselho consultivo do projecto eCultSkills (www.ecultskills.eu) e embaixador do eCultObservatory (www.ecultobservatory.eu). É membro do ICOM e faz parte dos actuais corpos gerentes (2013-2016) do ICOM Portugal e é sócio da Associação Portuguesa de Museologia (APOM).
É também autor do blog Mouseion (www.mouseion.pt) e coordenador do projecto MuseusPortugal (www.museusportugal.org).
Membro ativo do Grupo de Sistemas de Informação em Museus da BAD (2012-), estando responsável pela sublinha de trabalho “Procedimentos SPECTRUM”.
Alice Semedo
semedo.alice@gmail.com
Museóloga. Prof. Auxiliar (DCTP-FLUP). Após terminar uma licenciatura em Arqueologia na Universidade de Coimbra (1987) continuou os seus estudos na Universidade de Leicester onde apresentou a dissertação The Case for Collection Management Policies (M.A. 1991), com orientação de Anne Fahy, e a tese The Professional Museumscape: Portuguese Poetics and Politics (Ph.D 2003), orientada por Susan Pearce. Tem organizado conferências sobre temas relacionados com os seus interesses de pesquisa, tais como narrativas e discursos museológicos, identidade museológica profissional, missões contemporâneas para museus, espaços colaborativos de aprendizagem e a utilização de metodologias criativas / líquidas em contextos museológicos. Cocriadora e editora da Revista Académica MIDAS – Museus e Estudos Interdisciplinares, membro do Conselho Editorial da Revista publicada pela Berghahn Museum Worlds e da coleção especialmente dedicada à Museologia editada pela Caleidoscópio em parceria com a DGCP. Coordenou um projeto de investigação-ação que lidou com a natureza dos museus e com a transformação de como as instituições trabalham em conjunto, com particular enfoque para a utilização da escrita de diários enquanto estratégia de aprendizagem reflexiva que apoia os processos de aprendizagem, de reflexão-na-ação e imaginação criativa. Coordenou um estudo de visitantes em museus e monumentos em parceria com a DRCN e participou num estudo de cultura material financiado pela FCT, relacionado com os objetos pertencentes ao universo do design Português (CIDES.PT) que pretendeu aprofundar os processos de estudo destas coleções, os discursos museológicos, as narrativas que (re)produzem, debatendo propostas e modelos alternativos de pesquisa e exposição. Atualmente participa em dois projetos de investigação: Apps, Redes Sociales, Dispositivos móviles y ubiquous learning in education patrimonial coordenado e financiado pela Universidad del País Vasco (Spain) e Educación Patrimonial para la inteligencia territorial y emocional de la ciudadanía. Análisis de buenas prácticas, diseño e intervención en la enseñanza obligatoria, coordenado pela Universidad de Huelva (Espanha) e financiado pelo Ministerio de Economía y Competitividad (Espanha). Orientou 3 dezenas de dissertações de Mestrado e 5 teses de Doutoramento sobre estes temas.
Sandra Senra
sandra.msenra@gmail.com
Licenciada em História da Arte (2004) e Mestre em Museologia (2012) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Foi Técnica Superior de História da Arte na Divisão de Património Cultural da Câmara Municipal do Porto, onde realizou o inventário da Arquitetura Religiosa Portuense e o inventário dos Elementos Cerâmicos, Decorativos e de Revestimento (2005-2006). Exerceu funções de curadora e gestora de eventos e exposições em centros comerciais, nacionais e internacionais (2007). Foi docente das disciplinas de História e Geografia de Portugal e de Língua Portuguesa, na Escola EB 2/3 Manoel de Oliveira, Porto (2009-2010). No âmbito do Mestrado em Museologia realizou um estágio curricular na Casa- Oficina António Carneiro (2010-2011) e um estágio profissional no Museu Marítim de Barcelona (2011-2012), tendo, em ambos, desenvolvido um estudo e inventário de uma coleção de Pintura. Foi Bolseira de Investigação Mestre na área da Museologia no projeto CIDES.PT – Centro de Interpretação do Design Português (2013-2014), onde permanece como Investigadora. Atualmente é doutoranda do 2.º ano do 3.º Ciclo de Estudos em Museologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e Investigadora do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória.
Patrícia Remelgado
pat.remelgado@gmail.com
Licenciada em História de Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2000), onde realizou uma Pós-Graduação em Museologia (2004). Em 2008, concluiu o Mestrado em Museologia, na área da Gestão da Informação e, em 2015, o Doutoramento em Comunicação e Museus. Depois de todo um percurso académico realizado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em 2014 ingressou na Porto Business School, onde frequentou a Pós- Graduação Marketing Management (concluiu em 2015).
Desde 2009, exerce a sua actividade enquanto consultora na área da Gestão da Informação e Comunicação, no âmbito do Património Cultural, e na concepção e implementação de projectos culturais. Neste contexto, destaca-se: ACP – Street Libraries (2014-15), parceiro e desenvolvimento do Plano de Comunicação (http://streetlibraries.org/); a Organização e Coordenação da Região Norte da Trienal Movimento Desenha 2012; a Organização EMAC 2012 4
– European Museum Advisors; IV Mostra Nacional da Ciência (2010) – membro da Comissão Organizadora; EUCYS 2010 Lisboa – European Contest for Young Scientists – membro da Comissão Organizadora; II Fórum de Cultura e Criatividade 2009: Coordenação e Consultoria. Coordenação da TEMPUS: I Salão Internacional de Museus e Património (2009). Membro da APOM.
Colabora com Museus e Empresas no âmbito da produção de conteúdos e dinamização de actividades junto dos diferentes públicos.
Entre 2002 e 2008, desempenhou funções no Museu de Olaria, em Barcelos, tendo sido responsável pelo Serviço de Gestão de Colecções e pelo Centro de Documentação de Olaria e pela implementação e desenvolvimento da informatização do espólio do Museu. Coordenou projectos no âmbito da Conservação Preventiva e Gestão de Colecções, tendo colaborado no desenvolvimento do software de gestão de bilhética e loja do Museu de Olaria. Coordenou edições e organizou eventos na instituição, para além de ter sido participado na concepção, elaboração e coordenação de candidaturas a diferentes financiamentos, nomeadamente: RPM, QREN, POC.
Formadora certificada pelo IEFP e com prática pedagógica em vários graus de ensino, destaca-se, neste domínio, a colaboração regular com a Escola Profissional de Arqueologia do Freixo, no Marco de Canaveses, e a colaboração com a DGPC, no âmbito da formação da Rede Portuguesa de Museus – Marketing Cultural e Comunicação (2014). Desede 2015, é docente convidada da Universidade Portucalense, no Porto, no domínio do Planeamento Cultural e das Industrias Criativas e da Museologia.
Participou em diversos seminários e conferências no domínio do Património Cultural e do Turismo, alguns dos quais enquanto oradora.
É autora e coordenadora da plataforma “Pporto.pt” (www.pporto.pt), online desde Janeiro de 2008, com cerca de 31000 artigos e um milhão de visualizações (2014). Marca registada desde 2009, o Projecto foi distinguido com o Prémio Menção Honrosa “Melhor Comunicação Online 2010”, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia, e “Melhor Comunicação Online 2012”, atribuída pela mesma instituição. O Pporto é uma plataforma de comunicação e informação sobre o sector Cultural e as Indústrias Criativas cujo principal objectivo é a difusão de informação relevante sobre o que de mais importante acontece no país. A actividade do Pporto.pt traduz-se no Marketing e Comunicação no domínio do Património, da Cultura e das Indústrias Criativas; na produção de conteúdos na mesma área; na organização e promoção de iniciativas direccionadas para a inovação, o conhecimento e a potenciação económica da Cultura, entre os quais destacamos: Património Cultural e Turismo Criativ: oportunidades e desafios (2016); Financiamento da Cultura do Portugal (Maio 2015), Porto, Casa das Artes; – Turismo e Património Cultural: oportunidades e desafios” (Março 2014), Lisboa, Fundação Millenium BCP; – Turismo e Património Cultural: oportunidade se desafios (Novembro 2013), Porto, Casa Allen; Rotas e Percursos Culturais: do conteudo ao negócio (Novembro 2012), Porto, Fundação Engenheiro António de Almeida; diversos workshops.
Maio 2016 5
Alexandre Matos (ver acima)
Conceição Serôdio
conceicaoserodio@gmail.com
Conta já com 25 anos ao serviço das Bibliotecas, Arquivos e Museus na Câmara Municipal de Loures. Bibliotecária responsável pela gestão do acervo documental do Museu de Cerâmica de Sacavém. Integra a equipa de investigação, produção e divulgação das exposições do Museu, e publica textos em catálogo e apresentações públicas sobre o acervo documental do Museu.
Coautora do projeto e realizações do Encontro Nacional de Centros de Documentação de Museus da Câmara Municipal de Loures.
Mentora do Grupo de Trabalho Sistemas de Informação em Museus da BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas e cocoordenadora desde 2012.
Licenciada em Filosofia, variante Filosofia da Cultura, pela Faculdade de Letras de Lisboa.
Pós-graduação em Ciências Documentais – Biblioteca e Documentação, pela Universidade Autónoma de Lisboa. Cadeiras de Arquivística, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa.
Pós-graduação Gestão e Empreendedorismo Cultural e Criativo, pelo INDEG / ISCTE.
Sócio das associações portuguesas BAD e APAI, e do ICOM internacional.
Cristina Cortês
ccortes@ua.pt
Educação: (I) Doutoramento em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pelas Universidades de Aveiro e do Porto (URL: http://hdl.handle.net/10773/10444) (2013); (II) Pós-graduação em Ciências da Informação e da Documentação, pela Universidade Fernando Pessoa (2008); Licenciatura em Documentação e Arquivística, pela Universidade de Aveiro.
Investigação: (I) Investigadora no INET – MD, Instituto de Etnomusicologia (FCSH – UNL|DECA – UA| FMH – UL| ESE- IPP); (II) Membro responsável pela linha de trabalho “CCO – Catologuing Cultural Objects” do Grupo de Trabalho Sistemas de Informação em Museus (GT-SIM), da APBAD (Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas); (III) Revisora científica, na editora IGI Global.
Produção científica e académica: A produção científica e académica encontra-se disponível nas plataformas: ORCID ID (http://orcid.org/0000-0001-9622-513X) ou Research ID (http://www.researcherid.com/rid/A-5378-2011).
Experiência Profissional: Iniciou a sua atividade profissional nos Serviços de Documentação da Universidade de Aveiro, atuais Serviços de Bibliotecas, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro, desde 1994 até ao presente. Exerce funções nas Áreas, de Biblioteca e dos Recursos Eletrónicos e Apoio ao Utilizador. 6
Fernanda Ferreira
fernandamaria@netcabo.pt
Mestrado em Arquivos, Bibliotecas e Ciência da Informação, pela Universidade de Évora (2009). Curso de Especialização de Ciências Documentais, variante Biblioteca, pela Universidade Autónoma de Lisboa (2000) e Licenciatura em História pela Universidade Autónoma de Lisboa (1997).
Integra a equipa técnica e científica do Ecomuseu Municipal do Seixal (EMS), desde 1999, com participação em vários projetos de investigação e difusão relacionados com o estudo e inventário de fundos documentais e o apoio em ações e projetos de preservação e digitalização de conteúdos. Desempenha funções como coordenadora na área de trabalho do Centro de Documentação e Informação do Ecomuseu Municipal do Seixal, e é também responsável pela gestão e manutenção do Sistema de Documentação e Informação do EMS.
Integra a coordenação do Grupo de Sistemas de Informação em Museus da APBAD, desde 2012 e é responsável pela linha de trabalho “Divulgação”.
Filipa Medeiros
filipa_medeiros@sapo.pt
Doutorada em Ciências Documentais e da Informação pela Universidade de Évora (2014), em colaboração com a Universidade Carlos III de Madrid; Coordenadora da Biblioteca Gulbenkian Paris (2016-); Formadora da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD) na área da indexação e recuperação da informação (2011-); Integra a coordenação do Grupo de Sistemas de Informação em Museus da BAD (2012-), estando responsável pela sublinha de trabalho “Terminologias”. Investigadora integrada do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (2010-). Áreas de atividade profissional e científica: coordenação técnica e gestão de unidades de informação especializadas; bibliometria e avaliação da produção científica; organização e representação da informação; bibliotecas particulares; coleções patrimoniais; sistemas de informação em museus.
Jorge Santos
jorgests@gmail.com
Doutorando em Sociologia no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa ao abrigo do Programa de Bolsas de Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação, pela mesma Universidade, com a dissertação “Rede Portuguesa de Museus: as formas de articulação e cooperação inter-museus” e Licenciado em Sociologia pela Universidade Moderna de Lisboa.
Foi investigador da Associação-Observatório das Actividades Culturais entre 1999 e 2013 e responsável pela gestão da Base de Dados Museus (2000 – 2012). É docente do Laboratório de Competências Transversais do ISCTE-IUL e assistente de investigação no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia.
Membro do Grupo de Sistemas de Informação em Museus da BAD, responsável pela linha de trabalho “Inquérito aos sistemas de informação nos museus portugueses”. 7
Maria Armanda Salgado
salgadoarmanda@gmail.com
Doutorada em Ciências da Informação e da Documentação pela Universidade de Évora (2014). Licenciada em Literaturas Modernas e Contemporâneas, variante português/francês, pela Universidade de Lisboa (2004). Titular do Diploma de Estudos Aprofundados em Literatura Comparada, pela Universidade de Clermont-Ferrand (França, 2002) e com Pós-Graduação em Ciências da Informação e Documentação, variante Bibliotecas, pela Universidade de Évora (2007). Bibliotecária no Campo Arqueológico de Mértola (2009 – 2014); investigadora integrada do Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património das Universidades de Coimbra e Porto/Campo Arqueológico de Mértola (2009-2014); membro integrado do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (2009-); membro do Grupo de Trabalho Sistemas de Informação em Museus da BAD (2012-), nomeadamente na sublinha de Divulgação. Entre as suas linhas de investigação encontram-se temas como: social media marketing; comportamento informacional, monitorização, avaliação dos social media, humanidades digitais e sua relação com o património cultural, nomeadamente ao nível da comunicação e promoção do património imaterial nos museus.
Maria José de Almeida
mariajosedealmeida@gmail.com
Licenciada História, variante Arqueologia, pela Universidade de Lisboa, tendo obtido o grau de mestre em Arqueologia Romana na Universidade de Coimbra. Actualmente integra o programa de Doutoramento em Arqueologia e Pré-história da Universidade de Lisboa, na especialidade de Arqueologia. É autora de vários artigos publicados sobre a temática da ocupação romana no território de Augusta Emerita.
Entre 1996 e 2002 trabalhou no município de Santarém, desenvolvendo acções de arqueologia urbana em núcleos históricos. Foi responsável pela primeira fase da Carta Arqueológica de Santarém e pela organização da Reserva Municipal de Bens Arqueológicos. Foi comissária da exposição temporária De Scallabis a Santarém (MNA, 2002).
Desde 2003 exerce funções na Câmara Municipal de Cascais, onde implementou o Sistema de Informação dos Museus de Cascais e coordenou a elaboração do respectivo Manual de Procedimentos. Ainda em Cascais, dirigiu o Gabinete de Arqueologia e, actualmente, desempenha funções na Divisão de Ordenamento do Território, tendo coordenado a integração do referido sistema de informação com a plataforma SIG da autarquia.
Integrou os corpos gerentes da Associação Profissional de Arqueólogos (APA) de 2002 a 2012, tendo sendo presidente da direcção no triénio 2007-2009.
Integra a coordenação do Grupo de Sistemas de Informação em Museus da BAD (2012-), responsável pela linha de trabalho “Centro de Documentação Virtual”. 8
Patrícia Carla Costa
patmotcost@gmail.com
Museóloga no Museu do ISEP desde 1999.
Licenciada em Ciências Históricas – Ramo Património pela Universidade Portucalense. Iniciou a sua especialização em 1998 com a Pós-graduação em Museologia na FLUP. Em 2007 concluiu o mestrado, na mesma faculdade, onde abordou o tema dos museus no ensino industrial durante o séc. XIX.
Doutorada em Geologia – especialidade História e Metodologia das Ciências Geológicas, pela FCTUC (2013).
Desde Maio de 2013 é investigador integrado no Instituto de História Contemporânea, FCSH, Universidade Nova de Lisboa. Professora Afiliada na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Membro ativo do Grupo de Trabalho Sistemas de Informação em Museus da BAD desde 2012.
Paula Moura
moura.paulac@gmail.com
Técnica superior de biblioteca e documentação no Museu dos Transportes e Comunicações. Em 1996 finaliza a sua licenciatura em Ciências- Históricas (ramo científico) na Universidade Portucalense. Em Outubro de 2009 concluiu o Mestrado em Gestão da Informação, na Universidade de Aveiro, desenvolvendo a sua dissertação na área da gestão da informação nas organizações culturais. Em 2015, em colaboração com seu orientador de Mestrado, Luís Borges Gouveia, é editada a publicação “Gestão da Informação em Museu: uma contribuição para o seu estudo”.
Entre os anos de 2001-2006 frequentou as pós-graduações em Ciências- Documentais, na variante, bibliotecas e centros de documentação (2001-2003) e, na variante arquivos (2003- 2006), na Universidade Portucalense.
Membro ativo do Grupo de Trabalho Sistemas de Informação em Museus da BAD desde 2012.
Vice-Presidente da BAD-Norte (Delegação Regional do Norte) Mar. 2014 – Mar. 2017.
1.º Suplente do Conselho Fiscal da Acesso Cultura 2016-2018.