O 5º Encontro BAD ao Sul realiza-se este ano em Redondo, no Centro Cultural, no dia 30 de setembro, sob o tema “Arquivos, Bibliotecas e Museus do Sul: o lugar na comunidade - que serviços e projetos?”.
Através do 5.º Encontro BAD ao Sul pretende-se realizar um balanço da evolução dos serviços de informação, dar a conhecer as soluções inovadoras e proactivas, que usaram para afirmar o seu lugar na comunidade, e responder aos desafios que enfrentaram na última década.
O processo de comunicação organizacional com os públicos tem vindo a sofrer alterações ao longo das últimas décadas. Consequentemente, bibliotecas, arquivos e museus têm vindo, igualmente, a adaptar-se a novas formas comunicacionais.
O 2.º Encontro BAD ao Sul pretende reflectir sobre o trabalho realizado ao nível dos Arquivos, Bibliotecas e Museus junto das comunidades, fora do seu espaço físico, de forma a reforçar a identidade destes serviços aproximando as pessoas. Neste contexto no que toca às Bibliotecas elas podem ser vistas como a sala de estar das comunidades, promovendo o livro e incentivando à leitura, apoiando a aprendizagem ao longo da vida constituindo-se como centros de difusão cultural, lugares de encontro, de debate e de lazer, promovendo a inclusão digital.
Os arquivos e bibliotecas são parte integrante dos serviços de informação do país, mas certamente há aspetos que os caracterizam e que motivam uma troca de experiências que proporcione um enriquecimento de todos os profissionais, que se refletirá na melhoria dos serviços onde desempenham a atividade. Outra área de interesse comum é a cooperação entre profissionais e instituições que permite reunir esforços, rentabilizar todos os recursos desde o tempo, orçamentos e recursos humanos.