A avaliação e gestão de qualidade não são conceitos que habitualmente associamos à gestão das instituições de memória, sobretudo nos contextos sul europeu e ibero-americano nos quais nos inserimos. Existe uma fraca tradição de análise e avaliação de procedimentos nas nossas Bibliotecas, Arquivos e Museus (BAM) que tem uma dupla consequência negativa: não só dificulta a correção de erros como também não potencia a replicação de boas experiências que são, assim, pouco valorizadas.
“Boas práticas na gestão da informação” será o tema de reflexão da 3ª Conferência do Grupo de Trabalho Sistemas de Informação em Museus (GT-SIM) da BAD a realizar no próximo dia 8 de novembro de 2019.
Olhar o Museu como um centro dinâmico de produção de conhecimento e olhar o objeto de museu como um documento ....
A realização desta II Conferência teve assim como propósito apresentar o trabalho do Grupo que tem sido desenvolvido em prol da reflexão destas problemáticas, bem como potenciar a discussão sobre as mesmas com o contributo de outras intervenções.
O Grupo de Trabalho colocou como primeiro propósito facultar a todos os profissionais dos museus: informação, formação, materiais de trabalho, entre os quais metodologias, procedimentos, e bibliografia nacional e internacional, bem como realizar um diagnóstico à gestão da informação nos museus.