Jeannette Frey

Jeannette Frey foi nomeada Presidente da LIBER em 2018 e é directora da Bibliothèque Cantonale et Universitaire (BCU) de Lausanne desde 2008. É membro do conselho da Europeana desde 2014.

 

Supervisionou a construção da extensão ao edifício principal da biblioteca da universidade e a implementação do novo ILS para a rede de bibliotecas Renouvaud com 120 bibliotecas.

 

Jeannette estudou História Antiga, Arqueologia e Egiptologia na Universidade de Fribourg na Suiça. Trabalhou na área da publicação académica e em 1992 tornou-se  responsável da Colecção Fotográfica do Museu Nacional da Suiça.

 

Em 1998 mudou-se para o Arquivo Federal de Monumentos Históricos em Berna e em 2002 passou a trabalhar no sector privado como responsável de Informação e Comunicação enquanto estudava Computer Science and Mathematics na Universidade de Fribourg. Em 2004 tornou-se responsável pelo departamento de Periódicos e Recursos Electrónicos da BCU Lausanne.

 

No momento da sua nomeação Jeannette indicou como prioridades para os dois anos seguintes “to put in place the best possible framework for the discussion on the implementation of Open Science infrastructures, as European Open Science Cloud, and around Open Data”.

Ana Eva Miguéis

Coordenadora do Serviço Integrado das Bibliotecas da Universidade de Coimbra (desde março de 2010), estrutura de apoio técnico e coordenação das bibliotecas desta Universidade. Foi diretora das bibliotecas do Centro Hospitalar de Coimbra (1989 a 2006) e posteriormente assumiu a direção do Serviço de Gestão da Formação da mesma instituição (2006 a 2010). Licenciada em História e diplomada em Ciências Documentais, nas vertentes de Arquivo e de Biblioteca, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Lecionou nesta Faculdade (entre 2006 e 2011), tendo aí concluído o seu Mestrado (2012) subordinado ao tema dos repositórios e do Acesso Aberto. Tem participado em diferentes projetos e atividades, algumas delas integradas no RCAAP, como o Grupo de Trabalho de Divulgação. Já teve a seu cargo diversos eventos nacionais, como jornadas, conferências, e congressos internacionais, dos quais destaca a 5ª Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto, em 2014.

Antónia Correia

Bibliotecária académica, exerce funções no Gabinete de Projetos de Acesso Aberto na Universidade do Minho. Os seus principais interesses são a Ciência Aberta, Gestão de Dados de Investigação e Publicação Científica, bem como Bibliometria e Avaliação da Investigação.

António Moreira

Licenciado em Ensino de Inglês-Português pela Universidade de Aveiro (1983), mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Aveiro (1987), doutor em Didáctica pela Universidade de Aveiro (1997). É professor associado no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, Diretor do Programa Doutoral em Multimédia em Educação e Vice-Coordenador do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. É coautor, com Margarida Lucas, das versões portuguesas do DigComp e do DigCompEdu.

Augusto Ribeiro

Augusto Ribeiro é licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto, pós-graduado em Tecnologias de Informação para a Gestão Empresarial pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e diplomado em Estudos Avançados para a Investigação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Salamanca. A sua área de trabalho e investigação está relacionada com o Acesso Aberto, Repositórios de Informação Digital e Sistemas de Gestão para Arquivos, Bibliotecas e Museus. Desde 1996 tem desenvolvido trabalho na área de administração de sistemas integrados para gestão de bibliotecas e arquivos na Universidade do Porto (setembro 1996 – outubro 2012 e outubro 2013 – presente) e no King’s College of London. (Outubro de 2012 – janeiro 2015). Foi docente na licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação do Instituto Politécnico do Porto (setembro de 2001- julho de 2012) e ministrou sessões de formação em várias instituições de ensino superior. Atualmente é coordenador da Unidade de Gestão da Documentação e Informação na UPdigital, Universidade do Porto.

Bruno Daniel Pinheiro Neves

Mestre em Informação, Comunicação e Novos Media pela Universidade de Coimbra (UC) em 2011, com pós-graduação em Informação, Comunicação e Novos Media, e licenciatura em Ciência da Informação Arquivística e Biblioteconómica, pela mesma universidade. Desenvolve o seu trabalho no Serviço Integrado das Bibliotecas da UC desde 2009, com funções de gestão e administração de sistemas de informação científica. Participou ainda no desenvolvimento das UC Digitalis e mais recentemente na renovada AlmaMater, Biblioteca Digital de Fundo Antigo da UC. Atualmente tem como áreas de interesse a Ciência Aberta, Metadados, e Sistemas de Gestão de Informação.

Carla Marques

Tem vários anos de experiência em edição e publicação científica em acesso aberto. Desde outubro de 2017 que se encontra nos Serviços de Documentação da Universidade do Minho, no Gabinete de Projetos Open Access e tem como principais interesses a publicação científica, softwares de publicação, identificadores persistentes e indexação de revistas científicas.

Carlos Lopes (ORCID 0000-0002-6440-4739)

Professor Auxiliar no ISPA – Instituto Universitário. Diretor da pós-graduação em Literacia em Saúde (ISPA – Instituto Universitário). Diretor do Centro de Documentação e Diretor Executivo do Centro de Edições do ISPA. Investigador no APPsyCI – Applied Psychology Research Center Capabilities & Inclusion.

Cecília Reis

Bibliotecária, Licenciada em Ciências da Informação e Documentação, trabalha nos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia (SBIDM) da Universidade de Aveiro (UA) desde 1995. Na Área de Recursos Eletrónicos e Apoio ao Utilizador, desempenha funções de coordenação e ligadas com a criação, atualização e gestão dos conteúdos dos sítios Web institucionais e plataformas colaborativas dos SBIDM; criação e respetiva divulgação de informação relacionada com recursos informacionais, científicos e técnicos das bibliotecas da UA; seleção, análise e criação de conteúdos informacionais estruturados e adaptados às áreas em curso na Universidade e aos diferentes tipos de utilizadores; formação de utilizadores; serviço de referência e apoio a pesquisas.

Dália Guerreiro

Doutora em Ciências da Informação e da Documentação pela Universidade de Évora, com a tese Bibliotecas Digitais para as Humanidades: novos desafios e oportunidades. Mestre em Estudos de Informação e Bibliotecas Digitais, pelo ISCTE-IUL; pós-graduada em Ciências da Informação e da Documentação, variante Bibliotecas, pelo ISLA – Universidade Europeia; licenciada em Física, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. É membro integrado doutorado, do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora UID/HIS/00057/2013 – POCI-01-0145-FEDER-007702, como investigadora no grupo Literacias e informação textual (CIDEHUS.UE). Foi bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH / BD / 82229 / 2011 CRM:0008575). Integrou a equipa que iniciou e desenvolveu o projeto da biblioteca digital na Biblioteca Nacional e, na DigiCult-Produções Digitais, tem realizado a edição digital para as bibliotecas digitais da Universidade de Lisboa e da Universidade de Coimbra, entre outras. Autora de artigos científicos na área das bibliotecas digitais e do blogue científico Bibliotecas e Humanidades Digitais e sócia fundadora da AHDig (Associação das Humanidades Digitais).

Filipe Bento

Doutorado em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (UA/UP), Mestre em Gestão Eletrónica de Informação (Universidade de Sheffield/UK), Licenciado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações (UA). Especialista de Informática, Quadros Técnicos Permanentes da Univ. Aveiro (Mar 1998 a Dez 2013), coordenando o Setor de Desenvolvimento e Sistemas de Informação [e o Núcleo de Formação e a Cooperação Interinstitucional até 2004] nas Bibliotecas da UA. Membro da Comissão Instaladora da RUBi, Rede Universitária de Biblioteca e Informação (1998/99); Presidente da Direção da USE.pt (Associação de Utilizadores de sistemas Ex Libris de Portugal), biénios 2011-2012, 2013-2014. Gestor da Equipa de Suporte e Engenharia de Serviço de Descoberta, Europa e América Latina (Dez 2013 a Jan 2015) e dos Serviços de Software, API e Apps (App Store, Jan 2015 a Nov 2017), na EBSCO Information Services. Membro do Centro de Investigação DigiMedia – Digital Media and Interaction (Univ. Aveiro), atualmente é Consultor Independente nas áreas de Estratégias e Iniciativas Digitais, Tecnologias para Bibliotecas, Gestão de Informação, Políticas Digitais, Soluções SaaS e OSS.

João Mouro

(Laboratório de e-Learning da FCT/UNL), professor e formador com especial interesse na área das tecnologias da educação. Realidade aumentada, “gamification”, “mobile learning” e educação/formação a distância são alguns dos temas a que se tem dedicado.

Lucília Santos

Exerce funções como Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, desde 2004. Mestre em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares, pela Universidade Aberta (2010), é licenciada em História (1987) e pós-graduada em Ciências Documentais-opção Biblioteca (1993), pela Faculdade de Letras, da Universidade de Coimbra. Professora de História do 3º ciclo e Ensino Secundário, trabalha em Bibliotecas Escolares desde 1992, tendo coordenado a biblioteca da Escola Básica nº 2 de Avelar, durante doze anos. É formadora na área de Bibliotecas Escolares desde 1995.

Maria da Luz Antunes (ORCID 0000-0003-0942-7601)

Coordenadora da Biblioteca da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (Instituto Politécnico de Lisboa) desde 2000. Investigadora integrada do APPsyCI – Applied Psychology Research Center Capabilities & Inclusion (ISPA – Instituto Universitário). Gestora do Repositório Científico do IPL desde 2011. Revisora editorial da Saúde & Tecnologia (desde 2008) e da Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (desde 2014). Membro do Conselho da European Association for Health Information and Libraries.

Maria Manuel Borges

É Professora Associada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e co-responsável pelo Grupo de Investigação em Humanidades Digitais do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra. É membro da International Society for Scientometrics and Informetrics, da Association of Digital Humanities (AHDig) e da BAD. É também membro de comissões editoriais e do corpo de revisores de revistas nacionais e internacionais. É Editora Associada do Directory of Open Access Journals (DOAJ). É Diretora do Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação, coordenadora do 3º ciclo em Ciência da Informação e Diretora dos Serviços de Biblioteca e Documentação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Margarida Lucas

Doutorada em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro desde 2012. Investigadora do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. Antes de se dedicar exclusivamente à investigação, foi docente em vários níveis e contextos de ensino. Os seus interesses de investigação centram-se na utilização de tecnologias digitais para o ensino e aprendizagem, especificamente para o desenvolvimento da competência digital e articulação da aprendizagem formal e informal. É coautora, com António Moreira, das versões portuguesas do DigComp e do DigCompEdu.

Nuno Hélder Silva

Formado em Biotecnologia e doutorado em Engenharia Química – Bioengenharia, na Universidade de Aveiro, desenvolve atualmente investigação na área da biorefinaria e desenvolvimento de novos materiais no CICECO. A par do percurso académico, o Nuno é um grande apaixonado pela área da liderança e desenvolvimento pessoal. Formador na área das soft-skills, orador e coach, já ministrou um alargado número de horas de formação por toda a europa. Proactivo e dinâmico, fez sempre parte de várias organizações e projetos como o BEST, getSkilled, Make U Lead Yourself e Toastmasters International, e sua maior experiência foi uma aventura backpacking pela Europa de leste a distribuir sorrisos. Adora desafios, e considera viajar e aventurar-se pelo mundo a sua maior fonte de crescimento e desenvolvimento.

Pedro Estácio

É bibliotecário e dirige, desde 2007, a Divisão da Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1995), possui estudos pós-graduados em Ciências Documentais (variante de bibliotecas e documentação), pela Universidade Autónoma de Lisboa (1997) e em Relações Internacionais (especialização em diplomacia e cooperação), pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa (2011). É doutorando em Estudos Ingleses e Americanos na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Entre 1998 e 2009 foi professor convidado do Departamento de Ciências Documentais da Universidade Autónoma de Lisboa tendo sido responsável pela leccionação das unidades curriculares de Introdução às Ciências Documentais e da Informação, Legislação Aplicada às Ciências da Documentação e Informação e Fontes de Informação. Desde 2003, colabora regularmente com a BAD enquanto formador acreditado.

Pedro Príncipe

Chefe de Divisão nos Serviços de Documentação da Universidade do Minho e especialista de informação. Licenciado em Novas Tecnologias da Comunicação da Universidade de Aveiro e com frequência da pós-graduação em Ciências da Informação e Documentação na Universidade Fernando Pessoa. De 2000 a 2010 colaborou na Universidade de Aveiro como Técnico de Biblioteca e Documentação no ISCA-UA, onde também exerceu as funções de Gestor de Conteúdos Web e colaborou em equipas de trabalho nos Serviços de Documentação da Universidade, tendo mais tarde integrado os Serviços de Comunicação, Imagem e Relações Públicas da Universidade de Aveiro como Gestor de Conteúdos do Portal UA. Desde 2010 trabalha nos Serviços de Documentação da Universidade do Minho como especialista de informação e gestor de projetos Open Science, com responsabilidade na execução do projeto OpenAIRE – Infraestrutura de Acesso Aberto para a Investigação na Europa, tendo colaborações em vários outros projetos europeus e nacionais (FAIRsFAIR, FIT4RRI, FOSTER Open Science, MedOAnet, Necobelac, RCAAP). Coordena atualmente o projeto SAMA “Biblioteca Comum” (2019-2021) para criação do Serviço nacional agregador dos recursos bibliográficos das Instituições de Ensino Superior e de Ciência e Tecnologia. Integrou de 2011 a 2016 o Conselho Diretivo Nacional da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), onde coordena atualmente o Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Ensino Superior e é formador na área das Tecnologias da Informação e Comunicação.

Ricardo Basílio

Presentemente curador digital do Arquivo.pt, no âmbito da Infraestrutura ROSSIO. Foi bibliotecário no Centro de Documentação Investigação & Doutoramentos da NOVA-FCSH e na Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian, no Projecto DigiTile. O seu trabalho de mestrado incidiu sobre a o processo de criação de uma biblioteca digital. Tem aprofundado o tema da preservação digital especialmente a preservação da Web.

Tatiana Sanches

Bibliotecária e investigadora. Licenciada em Letras, pós graduada em Ciências Documentais, Mestre em Educação e Leitura e Doutora em Educação. Trabalhou em bibliotecas públicas entre 1993 e 2007, quando passou a desempenhar funções em bibliotecas universitárias. Atualmente é Chefe de Divisão de Documentação na Faculdade de Psicologia e no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. É investigadora da UIDEF, Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa e ainda investigadora colaboradora no ISPA – Instituto Universitário, no grupo de trabalho ApPsy, Applied Psychology Research Center: Capabilities and Inclusion, sendo autora de diversas publicações nacionais e internacionais. É membro do Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Ensino Superior, na BAD. Tem integrado a Comissão Científica de várias Conferências das quais merece destaque a European Conference on Information Literacy.

Thiago Cunha

Licenciado em Geografia e Planeamento Regional pela FCSH-UNL, Mestre em Ciências da Informação e Documentação (FCSH-UNL). Tem dedicado a sua investigação a volta de temas como os discovery services, catálogos bibliográficos e comportamentos de pesquisa. Neste momento exerce funções de técnico superior na Biblioteca Mário Sottomayor Cardia (FCSH-UNL).