O Grupo de Trabalho das Bibliotecas do Ensino Superior (GT-BES) dinamiza mais uma reunião aberta no âmbito da divulgação das Recomendações para as BES.
O leque de conhecimentos, habilidades e competências necessárias para uma prática adequada da Ciência Aberta (CA) pode ser desafiante para muitos bibliotecários e investigadores, particularmente aqueles que se iniciam nos conceitos e práticas deste ecossistema.
Nesta reunião aberta, o Grupo de Trabalho das Bibliotecas do Ensino Superior da BAD propõe-se criar uma dinâmica de diálogo e reflexão em torno deste tema.
O principal objetivo será identificar as competências necessárias para qualquer pessoa que deseja aperfeiçoar as suas capacidades na gestão de processos e sistemas, sentindo-se apto a operacionalizar as diversas componentes da Ciência Aberta.
É convidada para esta conversa online Cecile Swiatek (LIBER skills working Group), que falará sobre Open Science Skills for Librarians. A sua comunicação assenta no trabalho já desenvolvido por esta associação europeia.
Em 2019, o LIBER skills working Group embarcou num projeto para definir as habilidades necessárias para o operacionalizar a Ciência Aberta e alinhá-las com a Estratégia 2018-2022 da LIBER. Após vários meses de trabalho, chegou ao esquema de visualização Open Science Skills, que identifica as habilidades e conhecimentos necessários para por em prática o ecossistema da Ciência Aberta de forma eficaz:
Documentos de apoio à reunião:
Swiatek, Cecile. (2019, June 24). LIBER Digital Skills Working Group: Case Studies on Open Science Skilling and Training Initiatives in Europe. Zenodo. http://doi.org/10.5281/zenodo.3901485
Pedro Principe, Tatiana Sanches, Susana Lopes, Diana Silva, & Ana Alves Pereira. (2020, May). Recomendações para as Bibliotecas do Ensino Superior de Portugal 2020-2022: apresentação e discussão pública. Zenodo. http://doi.org/10.5281/zenodo.3826741
Pedro Principe, Diana Silva, Tatiana Sanches, Susana Lopes, Ana Alves Pereira, Carlos Lopes, … Maria Antónia Correia. (2020, May 25). Recomendações para as Bibliotecas do Ensino Superior de Portugal 2020-2022 (Version 1). Zenodo. http://doi.org/10.5281/zenodo.3841363
Apresentação
Open Science training methods and practices across European Research Libraries – Cécile Swiatek