INÍCIO | PROGRAMA | PECHAS KUCHAS | WORKSHOPS | APRESENTAÇÕES | RELATÓRIO |
Grupos de Discussão
Rede das BES – avanços e retrocessos: um projeto adiado até quando?
Sala de Seminários da Biblioteca Central
O que fariam as BES, os seus responsáveis e profissionais, se houvesse uma rede? Quais as ações bandeira na constituição de uma rede? Como se demonstra a necessidade de uma rede formal e que argumentos se apresentam aos dirigentes das IES? O que podem os profissionais fazer desde já para avançar com a constituição da rede?
Moderador: Maria Margarida Vargues e Pedro Príncipe
Relator: Isabel Pireza Nunes
Transformação digital – novos desafios e novos espaços de intervenção
Auditório do Museu de Lanifícios
Gestão de informação digital. Que recursos e competências temos à nossa disposição. Do que precisamos? Ter vontade de mudar pode não ser suficiente. Meios, criatividade e atitude precisam-se! A implementação de soluções inovadoras é determinante para o arranque do projeto. Como garantir a sua sustentabilidade? Como ampliar a visibilidade do ambiente digital e a relevância dos profissionais da informação?
Moderador: Madalena Carvalho e Cátia Carvalho
Relator: Maria João Pinto
Organização do trabalho nas BES na era pós-COVID: oportunidades e desafios
Auditório Sessões Solenes
A pandemia por SARS-COV-2 trouxe mudanças na forma de organização do trabalho nas Bibliotecas de Ensino Superior. Neste grupo de discussão pretendemos partilhar e debater essas alterações: Que novos desafios se colocam na relação com os utilizadores? Que atividades têm sido criadas, reforçadas ou modificadas para continuar a oferecer serviços de qualidade? Qual o impacto do teletrabalho na produtividade, nas relações entre colegas e na manutenção de ambientes de trabalho saudáveis?
Moderadores: Antónia Correia, Ricardo Basílio
Relatora: Ana Inácio
A b-on/FCT e o cumprimento do Plano S: como orientar a ação das BES face às novas realidades
Auditório da Biblioteca
Qual a estratégia nacional da b-on/FCT no cumprimento do Plano S e publicação em Acesso Aberto (AA)? De que forma se poderá definir a participação das BES na divulgação desta estratégia nas instituições? Como podemos facilitar a ação dos investigadores nos domínios formais da publicação associados à publicação em AA (copyright, APCs, acordos transformativos, versões de documentos)? Quais as respostas para a publicação em AA nas editoras não abrangidas nos acordos b-on/FCT? De que forma podem as BES agir institucionalmente e em comunidade face a todos estes desafios?
Agenda:
- Apresentação b-on/FCT sobre os acordos do triénio 2022-2024 com as editoras – Joana Novais, FCT-FCCN
- Discussão e partilha de informação em grupo
Moderador: Diana Silva