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Lista de workshops

Comunidade de Prática de Formadores das BES: criar, intervir e interagir

Auditório Sessões Solenes

Resumo

Perspetiva-se por meio deste workshop reforçar as competências dos elementos da Comunidade de Prática nos domínios técnicos e tecnológicos ligados às atividades de formação com base numa lógica de partilha de práticas. Serão abordadas neste workshop ferramentas e aplicações para a criação de conteúdos formativos e para a interação com os formandos, de forma a potenciar e facilitar a criação de conteúdos e a fomentar a inovação nas atividades de formação desenvolvidas nas Bibliotecas de Ensino Superior. Pretende-se ainda partilhar um projeto de literacia da informação no combate à desinformação junto dos estudantes do ensino superior, desenvolvido sob a égide da BAD, com recurso a uma abordagem prática, que passará pela partilha de exercícios baseados na aplicação do documento orientador Framework para a Literacia da Informação e pela divulgação e distribuição  de materiais pedagógicos, desenvolvidos no âmbito deste projeto.

Programa

  1. Criar e interagir nas atividades de formação: ferramentas e dicas.
    1. Criar vídeos tutoriais com o Screencast-o-matic.
      Formadora: Paula Moura, Universidade do Minho 
    2. Toolkit de recursos para formadores.
      Formador: Liliana Gonçalves, Politécnico de Leiria
  2. Literacia da Informação no combate à desinformação junto dos estudantes do Ensino Superior
    Formadores: Tatiana Sanches, Universidade de Lisboa Maria Luz Antunes, Instituto Politécnico de Lisboa,  Carlos Lopes, ISPA – Instituto Universitário

Serviços para suporte à Gestão de Dados de Investigação: o que podemos e devemos fazer nas Bibliotecas

Auditório do Museu de Lanifícios

Resumo

O papel das Bibliotecas de Instituições de Investigação e Ensino Superior no desenvolvimento de atividades de apoio à Gestão de Dados de investigação (GDI) é de grande relevância atualmente. Precisamos de afirmar as BES portuguesas como parceiros centrais na oferta e implementação desses serviços nas instituições. Neste contexto, é importante conhecer modelos para o desenvolvimento de estratégias institucionais para suporte a atividades de GDI, procurando identificar quais os tipos de serviços mais relevantes para apoio à GDI. Neste workshop, para além de explorar estratégias e modelos de intervenção, iremos identificar portfólio de serviços e as principais caraterísticas dos principais serviços para armazenamento, preservação e publicação de dados.

Programa

  1. Introdução aos serviços GDI em contexto institucional: one size does not fit all (Pedro Príncipe)
  2. Estratégias institucionais para a GDI – análise de modelos, estruturas e programas (Pedro Príncipe)
    1. Atividade: uma SWOT simplificada… Identificar algumas forças e fraquezas (jamboard) 
  3. Tipos de serviços para suporte à GDI e casos de uso (Pedro Príncipe)
    1. Mentimeter: Que serviços de apoio à gestão de dados são atualmente oferecidos? Que serviços captam mais a minha atenção? Quem é ou será o responsável (serviço) pela sua prestação?
  4. Opções no desenvolvimento de serviços de suporte à GDI: exemplos para repositórios e Planos de gestão de dados (Pedro Príncipe e André Vieira)
  5. O caso do DatarepositóriUM: serviço, políticas e funcionalidades (André Vieira)
    1. Perguntas e respostas

Assegurar equipas felizes e resilientes nas nossas BES

Auditório da Biblioteca

Resumo

Sessão prática sobre como asseguramos motivação individual, equipas felizes e resilientes nas Bibliotecas onde trabalhamos. Num workshop interativo vamos começar por compreender “onde vou buscar a minha motivação, como me mantenho motivado, como faço essa gestão em momentos mais difíceis…”.  Na construção de equipas resilientes, perceber que tipo de respostas em modo de sobrevivência ou em modo de resiliência. Temos suporte e conexão? Nos processos de construção de equipa felizes, refletir sobre como nos apoiamos uns nos outros alimentando equipas felizes, como construímos e participamos numa equipa como comunidade de prática, com hábitos benéficos e por vezes menos benéficos. 

Orientação de Fernanda Bento (Psicóloga), com apoio de Ana Alves Pereira e Maria João Pinto

Programa

  1. Mover para… quem tem que se motivar para trabalhar na minha biblioteca sou EU 
  2. Resiliência… Respostas em modo de sobrevivência ou em modo de resiliência. Temos suporte e conexão.
  3. No palco não interessa quem se esqueceu da deixa… como confiamos e nos apoiamos uns nos outros para construirmos EQUIPAS felizes, com perceção de segurança e ligadas entre si.

Património digital. Preservar, salvaguardar e promover o acesso aos acervos

Sala de Seminários da Biblioteca Central

Resumo

Definir o conceito de património digital. Distinguir as práticas de preservação do património pessoal do institucional. Perspetivar a usabilidade, acessibilidade e preservação dos produtos digitais. Apresentam-se diferentes abordagens inerentes à problemática da digitalização e promoção do acesso aos acervos à guarda das Bibliotecas. Para além da abordagem genérica sobre a digitalização e a importante problemática das Humanidades Digitais serão abordadas outras facetas desta questão como a diversidade de funções e a consequente criação de valor que os repositórios institucionais podem desempenhar (dentro e fora do imediatamente expectável). Para além da produção académica e científica, como podem estes sistemas ser relevantes em áreas emergentes como a ciência cidadã, os Recursos Educacionais abertos (REA), ou outra tipologia de acervos).

Programa

  1. Património digital: coleções, espaços, ferramentas, stakeholders. Mas isto é Património? Enquadramento, referenciais e boas práticas de acervos digitais.
    Formador: Dália Guerreiro
  2. Salvaguarda e acesso à informação na web
    1. Arquivo.pt. Preservação dos resultados de investigação de projetos científicos: do FP4 ao H2020
      Formador: Ricardo Basílio, Fundação para a Ciência e Tecnologia
    2. Biblioteca e Arquivo FCT.
      Formador: Paula Meireles, Fundação para a Ciência e Tecnologia
  3. Repositórios institucionais. Protagonismo e relevância em áreas emergentes: memória, ensino e responsabilidade social
    1. Repositório Aberto: espaço de aprendizagem, experimentação e criação de conhecimento.
      Formador: Madalena Carvalho, Universidade Aberta
    2. uBibliorum: Ciência Cidadã na UBI.
      Formador: Paulo Pessoa, Universidade da Beira interior
  4. A voz da comunidade: discussão e estratégia