Programa | Notas Biográficas | Resumos
O Grupo de Trabalho Sistemas de Informação em Museus da BAD procura pensar o Museu como um centro dinâmico de produção de conhecimento, ao assumir o objeto de museu como documento e o acervo da instituição museológica, existente nas Reservas, Arquivo, Biblioteca ou Centro de Documentação como um todo unitário nas suas inter-relações informacionais.
Esta visão integradora do acervo do Museu implica um maior enfoque nas potencialidades informativas desse acervo, contribuindo assim, para uma mais eficiente gestão de toda a informação sobre património produzida em contexto museológico.
Para esta visão integradora contribui não só o trabalho conjunto e pluridisciplinar dos profissionais de informação (museólogos, bibliotecários e arquivistas), mas também a construção de um eficiente sistema de informação que permita gerir a quantidade e a diversidade de informação que atualmente é produzida nas instituições museológicas, integrado na planificação e programação museológica de cada instituição com normas e procedimentos definidos no âmbito do processo de documentação, entre outros aspetos.
Os profissionais entenderam a natureza polissémica do objeto enquanto portador de informação e a necessidade de compilar elementos sobre a sua história e enquadramento antes e depois de ingressar em contexto museológico. Influenciados pelo rápido desenvolvimento das tecnologias aplicadas ao património, os sistemas de documentação evoluíram para sistemas de informação capazes de estabelecer relações entre objetos do acervo museológico e entre este e outros acervos existentes no museu, enriquecendo a informação disponibilizada, a interpretação e o conhecimento que é partilhado.
A realização desta II Conferência teve assim como propósito apresentar o trabalho do Grupo que tem sido desenvolvido em prol da reflexão destas problemáticas, bem como potenciar a discussão sobre as mesmas com o contributo de outras intervenções.
O programa contou ainda com a realização de uma Mesa Redonda onde se discutirão os resultados do Diagnóstico aos Sistemas de Informação em Museus, promovido pelo GT-SIM, cujos resultados foram divulgados em Maio de 2017.