• Eventos BAD
  • 12º Congresso Nacional BAD-Programa cultural e social

Início | Programa | Oradores | ActasConclusões | Comissão organizadora | Programa cultural e social

 

 

PROGRAMA CULTURAL E SOCIAL

Jantar-convívio
Local: Refeitório dos Frades – Universidade de Évora
Data: 22 Outubro 2015 – 20h00
Será um momento privilegiado de convívio entre os participantes do congresso e que será acompanhado de um encontro com o cantor João Afonso.

Passeio cultural a Monsaraz
Data: 24 de outubro 2015 – 09h00 às 17h00
Com visita ao Centro Oleiro de S. Pedro do Corval e ao Cromeleque do Xerez, passagem pelo grande lago artificial do Alqueva e visita à nova Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz onde, no espaço “Vinho com Arte”, será servida uma merenda regional.
Inscrições gratuitas, em número limitado e aceites pela ordem de receção, até à data limite de 6 de outubro.
Os interessados deverão preencher o formulário de inscrição específico para o programa social. Inscrições encerradas – lotação esgotada

Visitas culturais em Évora
Vão realizar-se duas visitas na cidade nos dias 21 e 23, após as sessões de trabalho.
Roteiro urbano (ponto de encontro na entrada principal da Biblioteca Pública de Évora).
Não necessita de inscrição prévia.

 

João Afonso

João Afonso assimilou as influências do tio – José Afonso – mas não só: as músicas africana e popular portuguesa têm marcado as suas criações, tal como a literatura.
Com uma carreira iniciada nos anos noventa, a primeira metade da década assinala-se com a colaboração em Maio Maduro Maio (1994, Prémio José Afonso), em parceria com José Mário Branco e Amélia Muge.
Com o primeiro disco a solo (Missangas, de 97, produzido por Júlio Pereira e prémio Melhor Voz Masculina/Blitz) a ter uma excelente receção nacional e internacional, e com o posterior impulso da Expo 98 – onde atuou por três vezes – João Afonso rapidamente se consolidou no panorama artístico português, reforçando ainda mais esse lugar com a participação em trabalhos com nomes como Sérgio Godinho, Gaiteiros de Lisboa, Júlio Pereira, Luís Pastor, Uxía, Vitorino, Janita Salomé e Filipa Pais, entre outros.
Barco Voador (1999), Zanzibar (2002) e Outra Vida (2006) marcam o caminho de João Afonso, tendo este último álbum granjeado rasgados elogios do El Pais, contribuindo para o sucesso da carreira do cantor no país vizinho. Em 2009, com João Lucas, lança Um Redondo Vocábulo, um álbum de tributo ao seu tio.
2014 assiste ao editar de Sangue Bom, com letras de Mia Couto e de José Eduardo Agualusa, reforçando os laços de João Afonso com os escritores africanos de língua portuguesa.
Neste Encontro, João Afonso apresenta músicas de toda a sua carreira, num ambiente informal e que se deseja participado/cantado. A sua presença honra em muito a BAD e todos os participantes no congresso e homenageia, nestes tempos difíceis, o trabalho dos bibliotecários e arquivistas em prol das populações que servem.