Início | Temática | Programa | Organização

 

 

 Alexandre Freitas
Licenciatura em História pela FLUL; Pós Graduação em Ciências Documentais pela UAL ; Curso de Especialização para Técnicos Editoriais pela FLUL. Desde 2003 é responsável pelo Centro de Documentação da Câmara Municipal de Palmela.

 

 Ana Cristina Matias
Mestre em Didática das Línguas e Culturas Modernas, especialização em Português, pela Universidade do Algarve, e Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Portugueses e Ingleses, pela Universidade de Lisboa, é docente do Grupo 300 na Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia, onde é também professora bibliotecária.
Formadora da Formação Contínua de Professores e professora supervisora de exames nacionais de Português, foi também consultora de formação e assessora técnico-pedagógica no Centro de Formação de Professores de Tavira. Foi, ainda, assistente e colaboradora da área de Inglês na ESE e orientadora de estágios de Português e de Inglês da FCHS da UAlg, bem como formadora do Instituto de Emprego e Formação Profissional. Tem dinamizado diferentes projetos de parcerias multilaterais no domínio de programas europeus, como Erasmus+, Comenius, Leonardo da Vinci e eTwinning, e colaborado com associações culturais na divulgação de obras literárias e de seus autores.

 Ângela Camolas
Licenciatura em História pela UAL; Pós Graduação em Ciências Documentais – Arquivo pela FLUL; Mestrado em Arquivos, Bibliotecas e Ciências da Informação pela UÉvora.
Desde 2015 coordena o Arquivo Municipal.

 António Campos
Investigador independente. Licenciado em História e Património pela Universidade de Évora. Assistente de realização do projecto Mar de Sines, que incluiu a recolha de testemunhos e documentos junto da comunidade piscatória de Sines e o documentário Mar de Sines, estreado em 2016.

 Armanda Salgado
Investigadora Pós-Doc da FCT (Universidade de Évora, 2016); Membro integrado do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (2009-);Integra a equipa da Cátedra da UNESCO em Património Imaterial e Saber-Fazer Tradicional da Universidade de Évora (2016); É Vice-Presidente da Delegação Regional do Sul da BAD; Membro do Grupo de Trabalho Sistemas de Informação em Museus da BAD (2012-), nomeadamente a sublinha de Divulgação, sendo responsável pela sua participação nos social media. Entre as suas linhas de investigação encontram-se temas como: social media marketing; comportamento informacional, monitorização, avaliação dos social media, humanidades digitais e sua relação como património cultural, nomeadamente ao nível da comunicação e promoção da património imaterial nos museus.

 Carla Mateus dos Santos
Pós-graduada em Ciências Documentais no ISLA, em 2002. Licenciada em História, na variante Património Cultural pela Universidade de Évora (UÉ) em 1997.
Iniciou a sua atividade profissional em 1998 e presentemente desempenha as funções de coordenadora da Biblioteca Geral da Universidade de Évora.
Nesta instituição tem tido um papel ativo na implementação de instrumentos e recursos com vista à difusão interna e externa da informação, nomeadamente na implementação e coordenação do Boletim da Biblioteca, formação de utilizadores, criação e gestão do portal web e dinamização cultural.
Entre 2008 e 2014 desempenhou ainda funções de formadora no Núcleo de Formação Contínua (NUFOR) da Universidade de Évora e de docente na licenciatura em Ciências Documentais, da mesma instituição.

 Diogo Vilhena
Em 2008, concluiu a licenciatura em Som e Imagem, Especialização em Imagem. na ESAD (campus IPL). Ainda como estudante, co-realizou a curta-metragem documental ‘Cinema com Gente Dentro’, sobre o que resta do cinema itinerante em Portugal. O filme obteve várias distinções e foi exibido no Fantasporto 2010.
Em 2009, depois de adquirir experiência em publicidade e vídeo corporativo em Lisboa, voltou para o Alentejo com a expectativa de desenvolver projetos com a comunidade nas áreas da cultura, história e etnografia, os seus interesses de sempre.
Em Sines, começou a colaborar com o município de Sines. Desde então, realiza os anúncios de televisão para o FMM – Festival Músícas do Mundo, um festival de referência internacional, onde também é responsável pela realização dos vídeos resumo do evento e promoção, nacional e internacional.
Em parceria com o Museu dos Sines, trabalhou no projeto ‘Redes do Tempo’, que recolhe o património oral e imaterial da região.
Realizou o documentário ‘Do Silêncio à Liberdade – 25 de abril em Sines’, um projeto desenvolvido em conjunto com o Arquivo Municipal de Sines para a celebração dos 40 anos do 25 de abril de 1974.
Esteve envolvido em muitos outros projetos, dedicados principalmente ao património. Algumas dessas obras foram realizadas para o Museu de Leiria, distinguido com o Silletto Prize – Prémio de Museu Europeu do Ano (EMYA), e em coproduções como a que teve lugar com o Complexo Minero do Ouro Romano de Tresminas, que já recebeu vários prémios para o melhor documentário pelos festivais Arkeolan e El Viriato de Oro.

 Gaspar Matos
Nasceu em Espinho, em 1974. De 1997 a 2004 desempenhou funções no Banco Espírito Santo, alterando o seu rumo profissional em 2005, altura em que passa a integrar o quadro das BM de Oeiras, até 2009. Nesse ano assume a direção da BM Sines e, em 2011, a coordenação da Unidade de Cultura da CM Sines. Desde Dezembro de 2015 integra a equipa da Biblioteca da Faculdade de Psicologia/ Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Detém o Curso de Técnicos Profissionais de Biblioteca (APBAD), é licenciado em Marketing, Pós-Graduado em Ciências da Informação e da Documentação (CID) e tem frequência de Mestrado na mesma área. Ministra formação na BAD, é membro ativo do Grupo de Trabalho para as Bibliotecas Públicas e tem um particular interesse por grupos/comunidades de leitores (que dinamiza dentro e fora do âmbito profissional), e pelas questões de marketing e advocacy em bibliotecas.

Hugo Queirós
Hugo Xavier Rodrigues de Queirós nasceu em Braga no ano de 1976. Vive entre Lisboa e Mértola desde 2010. Actualmente é presidente da Associação Via Criativa – Design para o Desenvolvimento Local, com sede no concelho de Mértola. É igualmente responsável pelo Arquivo Histórico da Junta de Freguesia de S. Sebastião dos Carros.
Entre 2014 e 2015 foi colaborador do CIAUD – Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, no projecto “Memórias do Ser Individual e Social”, que incidiu em Mértola.
É licenciado em Ciências da Arquitectura, com especialidade em Gestão Urbanística. Possui o CAP de Formador de Formadores e obteve formação complementar em Comércio. Premiado no concurso de urbanismo da 1ª Trienal de Arquitectura de Lisboa / Jornal Expresso em 2007, bem como em diversos concursos de fotografia.

 João Garcia
Pós -Graduado em Ciências da Informação, pela Universidade de Coimbra em 2010. Licenciado em Ciências do Desporto, pela Universidade de Évora (UÉ). Presentemente desempenha funções de Técnico Superior no Centro de Recursos para a Inclusão, na Biblioteca Geral da Universidade de Évora. Entre 2010 e 2015 desempenhou funções como Técnico Superior na Biblioteca da Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus da UÉ.

 José Inácio Silva
José Inácio Militão da Silva, nasceu em Portalegre no dia 4 de Fevereiro de 1963.
Licenciado em Ciências Históricas, na Universidade Lusíada de Lisboa. Entre os anos de 1989 e 1990, frequentou na mesma Universidade o Curso de Pós – Graduação de Especialização Introdução à Museologia e Defesa do Património Cultural. Mestre em Cultura e Formação Autárquica, lecionado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, concluindo o mesmo com a Tese/Dissertação intitulada; Estudo Arquivístico do Extinto Concelho de Assumar entre os Séculos XVI – XIX (Novos contributos documentais para a História Regional e Local).
Técnico Superior da Câmara Municipal de Monforte desde 1991, pertence à Divisão Sócio Cultural, Educação e Desporto, Serviço de História e Arquivo. Tem a seu cargo a organização e gestão da documentação do Arquivo Histórico do Concelho de Monforte, bem como diversos projetos de investigação documental a nível Local, e finalmente apoiar outros investigadores.

 Josefa Correira
Pós – Graduada em Ciências Documentais pela Universidade de Évora (UÉ) em 2003. Licenciada em História – Ramo do Património Cultural pela UÉ em 1998. Atualmente é técnica superior na Biblioteca Geral/Arquivo Histórico da UÉ, onde desempenha funções desde 1998, na área da arquivística. Tem tido um papel ativo na implementação de instrumentos e recursos com vista à difusão interna e externa da informação, nomeadamente na implementação e coordenação do Boletim da Biblioteca, organização de eventos e criação do portal web. Tem integrado vários grupos de trabalho na área de arquivos. Atualmente é membro do grupo de trabalho das instituições de ensino superior, grupo coordenado pela DGLAB e cujo objetivo é o desenvolvimento de instrumentos de avaliação das massas documentais acumuladas e de uma portaria de gestão documental. Entre 2011 e 2012 desempenhou ainda funções de formadora no Núcleo de Formação Contínua (NUFOR) da Universidade de Évora.

 Luísa Alvim
Investigadora do CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora. Doutora em Ciências da Informação e Documentação pela Universidade de Évora (2016). Mestre em Ciência da Informação (2011). Pós-graduada em Ciências Documentais (1992). Licenciada em Filosofia (1985). Técnica superior no Arquivo Municipal Alberto Sampaio, Município de V.N. Famalicão. Foi docente na Pós-graduação Ciências Documentais, Universidade Portucalense, Porto e na ESEIG-IPP na licenciatura Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação. Tem artigos publicados em revistas da especialidade e em livros de coordenação diversa e artigos científicos apresentados em congressos nacionais e internacionais. Desempenha o cargo de vogal da Formação no Conselho Diretivo Regional Norte – BAD. Pertence à equipa de coordenação do Grupo de Trabalho de Sistemas de Informação em Museus – BAD.

Margarida de Carvalho
Diretora dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da UTAD desde 2003. Doutorada em Gestão, Mestre em Gestão Pública e Autárquica, Pós graduada em Ciências Documentais e Licenciada em filosofia.
Membro do grupo WebPACT da UTAD e do Laboratório de Pensamento Crítico da Unidade de Aprendizagem e Desenvolvimento da UTAD e Membro do Grupo de Trabalho para a criação da REDE de Bibliotecas do Ensino Superior.
Áreas de interesse:
Gestão, biblioteconomia, Pensamento Crítico e Literacia da Informação, gestão de dados científicos
Alguns artigos:
Carvalho, M. (2017). A b-on e o renascimento de uma aprendizagem. In Jornadas de FCCN realizadas na UTAD, de 19 a 21 de abril.
Carvalho, M.; Menezes, J. & Domingues, C. (2014). Negative critical incidents in academic libraries: an exploratory case study in the UTAD library. In Congresso Management Studies International Conference. Universidade Algarve, 28 de novembro. Faro: UAlg. [publicada nas Atas do Congresso]

 Margarida Vargues
É associada da BAD-Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, desde 1983, tem colaborado com esta Associação em diversas Exerce funções como técnica superior de biblioteca na Universidade do Algarve desde 1983. É licenciada em História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com a Pós-graduação de Bibliotecária-Arquivista, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Mestrado em Biblioteconomia (M.A. in Librarianship) pela Universidade de Sheffield (UK) e Doutoramento em Ciências da Informação e Documentação pela Universidade de Évora. É investigadora do CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora. Doutora em Ciências da Informação e Documentação pela Universidade de Évora. Desenvolve a sua investigação na área da gestão, em especial as estruturas organizacionais das bibliotecas universitárias. Áreas de interesse: Profissionais de Informação e Documentação, Bibliotecas universitárias, gestão de bibliotecas, estruturas organizacionais, tratamento documental, difusão e acesso à informação.

Maria João Pina
Chefe da Divisão de Cultura e Desporto da CMFA, Conservadora do Museu Municipal de Ferreira do Alentejo, Coordenadora do Serviço do Arquivo Municipal de Ferreira do Alentejo; Membro da Associação Portuguesa para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, Investigadora do Centro de Investigação em Ciência Política da Universidade de Évora;Membro do Grupo de arte e Arqueologia do Centro, Associada da Associação Portuguesa de Museologia.

 Maria Paula Ferreira
Nascida em Lisboa, é licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa desde 1986.Em 1992 realiza, na mesma faculdade, a Pós Graduação em Ciências Documentais. A sua vida profissional, desde o início, que tem decorrido em Bibliotecas, na sua organização e dinamização.

  Paula Saraiva
Coordenadora Principal do Centro de Gestão de Informação e do Conhecimento do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (2016) e investigadora no GHTM – Global Health & Tropical Medicine.
Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1992), Mestre pela Universidade de Évora (2007) e Doutora pela Universidade de Évora (2014).
Iniciou funções na área da Informação em 1993 em bibliotecas empresariais (RTP e Price Waterhouse) e em 2000 ingressou na Administração Pública na Faculdade de Medicina de Lisboa onde a partir de 2008 iniciou funções dirigentes em diversos organismos na área das Bibliotecas, Arquivos e Museus.

 Paulina Araújo
Doutoranda em História, Universidade de Évora, 2017-2019.
Curso de Especialização em Gestão e Valorização do Património Histórico e Cultural, Universidade de Évora, 2016-2017.
Mestre em Ciências da Informação e da Documentação, com o tema: Fundo da Câmara Eclesiástica de Évora, Universidade de Évora, 2013.
Pós Graduada em Bibliotecas, Arquivos e Ciências da Informação: Catálogo da Extinta Biblioteca e Arquivo Distrital de Évora, Universidade de Évora, 2005.
Licenciada em História Ensino, Universidade de Évora, 2002.
Curso de Alta Direção para a Administração Pública (CADAP), pelo INA.
Técnica Superior Arquivista, no Arquivo Distrital de Évora, tendo sido Diretora, do mesmo, durante o ano de 2010.
Co-organizou o Guia de Fundos do Arquivo Distrital de Évora, 2006 e o Catálogo do Fundo da Família Cordovil, 2004 (…).
Responsável por diversos artigos científicos para o Boletim do Arquivo Distrital de Évora, pela coordenação de conferências e exposições, realização de inventários de documentação, descrição na plataforma DigitArq, digitalização e disponibilização na WEB de vários fundos documentais e ainda a realização de catálogos virtuais de exposições.

 Paulo Batista
Licenciado em História (FLUL). Curso de Especialização em Ciências da Informação e da Documentação – Arquivística e em Boas Práticas em Gestão Patrimonial (FCSH-UNL). Pós-graduado em Direito da Sociedade da Informação (FDUL) e em Ciências da Informação e da Documentação – Biblioteconomia e Arquivística (FCSH-UNL). Mestre em Ciências da Informação e da Documentação (FCSH-UNL) e em Documentación (UAH). Doutorado em Documentación (UAH). Exerceu funções de Investigador no IICT/CEHCA, de Técnico Superior no IPPAR e no IAN/TT, e de Professor no Mestrado de Ciências da Informação e da Documentação, da FCSHUNL. Atualmente desempenha funções de Técnico Superior no Arquivo Municipal de Lisboa e de formador na Câmara Municipal de Lisboa. Orientador de dissertações de Mestrado em Ciências da Informação e da Documentação – variante de Arquivo, com artigos publicados em revistas científicas de Portugal e Espanha, na área das Ciências da Informação e da Documentação, em que também participa como conferencista e moderador.

Paulo Caldeira
Paulo Jorge Martins Nunes Caldeira: Técnico Superior do Centro de Gestão de Informação e do Conhecimento do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (1999).
Licenciado em Sociologia (1997), Mestre em Sociologia do Território (1999) e Pós-graduado em Ciências da Documentação e Informação (2015) frequenta atualmente o Mestrado de Ciências da Documentação e da Informação da Universidade de Lisboa.

 Rute Marchante Pardal
Licenciada em História Moderna e Contemporânea, na variante Gestão e Animação de Bens Culturais pelo ISCTE-IUL Instituto Universitário de Lisboa, em 2005.
Iniciou a sua atividade profissional na área da dinamização cultural em 1997, onde desempenhou funções de formadora e de animadora cultural e pedagógica no Instituto de Formação Profissional de Portalegre, Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, e Oficina da Criança de Viana do Alentejo.
Entre 1999 e 2013 integrou diversos projetos comunitários com Associações Culturais Italianas onde desempenhou funções de Educadora/Tutora e Mediadora Cultural, desenvolvendo um trabalho artístico de assistência comunitária com as comunidades envolventes, e escolas do pré-escolar e 1ºciclo. Em 2007 desempenhou funções nos serviços educativos do Museu das Comunicações da Fundação Portuguesa das Comunicações.
Presentemente desempenha funções no Sector de Dinamização Cultural da Biblioteca Geral da Universidade de Évora, na organização e produção de atividades de extensão cultural, curadoria e edição de conteúdos na área do consumo, produção, e educação pela Arte.

 Sandra Patrício
Licenciada em História na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em 2004, instituição onde concluiu o Curso de Especialização em Ciências Documentais, Arquivo, em 2006. É mestre em Ciências da Informação e da Documentação na Universidade de Évora e doutoranda na Universidade de Lisboa, estudando o sistema de arquivo da Câmara Municipal de Sines.
Desde 2005 é responsável pelo Arquivo Municipal de Sines, onde coordena a organização, em curso, do sistema de arquivos da Câmara Municipal de Sines (Arquivo Geral, Arquivo Histórico, Arquivo dos Serviços Técnicos), de forma a possibilitar a gestão integrada de arquivos correntes e definitivos. Tem vindo também a coordenar a elaboração dos instrumentos de descrição do Arquivo Municipal de Sines, acessíveis no sítio electrónico da Câmara Municipal de Sines e o Serviço Educativo do Arquivo Municipal, integrado no Centro de Artes de Sines. Publicou, em 2016, a obra Santa Casa da Misericórdia de Sines: 500 anos de História, relativa à história da instituição e à história social do concelho de Sines. Em 2017 coordenou a obra Sines, a terra e o mar, uma história de Sines desde a pré-história até 1971.

 

Teresa Morais
Professora bibliotecária na Escola Secundária S. Pedro em Vila Real. Licenciada em Filosofia pela Universidade de Coimbra e Mestre em Educação.
Professora de Filosofia no Ensino Secundário desde 1986.
Professora bibliotecária desde 2015.
Áreas de interesse: Aprendizagem Cooperativa, Pensamento Crítico e Literacia da Informação.
Membro do grupo WebPACT da UTAD e do Laboratório de Pensamento Crítico da Unidade de Aprendizagem e Desenvolvimento da UTAD.
Participação no webinar: Pensamento Crítico na UTAD: revisão entre pares e controvérsia construtiva.
Alguns artigos:
Morais, T., Silva, H., Lopes, J., & Dominguez, C. (2017). Argumentative skills development in teaching philosophy to secondary school students through constructive controversy: an exploratory study case. The Curriculum Journal, 28(2), 249-265.
Morais, T; Matias, P.; Gonçalves, L.; Sampaio, R. (2015). A perceção dos alunos sobre o trabalho colaborativo dos professores nas comunidades de aprendizagem e desenvolvimento profissional. Revista Eletrónica de Educação e Psicologia. Retirado de http://edupsi.utad.pt

 

 Teresa Sampaio
Licenciatura em Antropologia e Mestrado em Patrimónios e Identidades pelo ISCTE; Pós Graduação em Património Cultural Imaterial pela Universidade Lusófona.
Trabalha no Museu Municipal de Palmela promovendo e colaborando em diversos projetos de investigação.

 

 Vitória Marrucho
Licenciada em História, ramo: Património Cultural pela Universidade de Évora (2001-2005), Pós Graduada em Arquivos (2006-2008), pelo Instituto Superior de Línguas e Administração de Lisboa; Pós Graduada em Bibliotecas e Documentação, pelo Instituto Superior de Línguas e Administração de Lisboa; Técnica superior de Biblioteca e documentação. Estágio Profissional, nível V, na Câmara Municipal de Monforte, (Dezembro 2005 a Agosto 2006). Contratada a tempo indeterminado, como Técnica Superior de Biblioteca e Documentação pela Câmara Municipal de Monforte, 2011. Diretora da Biblioteca Municipal de Monforte (2013- até à altura).
É desde 2013 Coordenadora técnica da Universidade Sénior de Monforte.