BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação, Bratislava Old Town Borough Public Administration and the Goethe-Institut, and with DGLAB, Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas as an associated partner in Portugal, submitted a European Project under the CERV-2023-CITIZENS-CIV Call – Citizens, Equality, Rights and Values, which was approved by the European Union. This project, Citizens and Libraries against Disinformation [CLAD], involves Portugal, Germany and Slovakia as participating countries and seeks to integrate actions that include training and education to combat disinformation in search of active participation by European citizens, with several public libraries in the various countries as partners. To launch the programme and discuss these issues, the following event will be held:
INTERNATIONAL CONFERENCE
CITIZENS AND LIBRARIES AGAINST DISINFORMATION
This face-to-face event will be dedicated to reflecting and sharing ideas on how public libraries can assert themselves as spaces for democratic participation.
The event will feature several guest experts and participating public libraries from Portugal and Slovakia, will take place on November 26th, from 2:00 pm to 5:30 pm, at DGLAB, in the auditorium of the Torre do Tombo building.
Programme
14h00 | Participants Reception – General Public
14h15 | OPENING SESSION – moderation Armando Correia
Overall presentation of the project and partners
- GOETHE INSTITUT – representatives
- BAD – representatives
- DGLAB – representatives
14h30 | PANEL 1 – moderation Sandra Dias
Europe, Democratic, participation, citizenship and libraries
- Filipa Barros (Author and Librarian)
- Gaspar Matos (DACTPH – CMO)
- Paulo José Silva (Head Librarian)
Questions
15h45 | Coffee Break
16h15 | PANEL 2 – moderation Tatiana Sanches
Disinformation and critical thinking: what role for public libraries?
- Bruno Eiras (DGLAB)
- Carlos Medeiros (CIEJD)
- Vítor Tomé (ISCTE)
Questions
17h30 | CLOSURE
Next steps for the implementation of the CLAD Project: expectations and commitments
- BAD – representatives
- DGLAB – representatives
- GOETHE INSTITUT – representatives
Registration is free, but compulsory.
A BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação, em conjunto com o Goethe Institute, e tendo a parceria da DGLAB – Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, candidatou um Projeto Europeu no âmbito da Call CERV-2023-CITIZENS-CIV – Citizens, Equality, Rights and Values, que mereceu a aprovação da União Europeia. Este Projeto, denominado Citizens and Libraries against Disinformation [CLAD] envolve Portugal, Alemanha e Eslováquia como países participantes e procura integrar ações que incluem a formação e educação para o combate à desinformação em busca de uma participação ativa dos cidadãos europeus, tendo como parceiras diversas bibliotecas públicas dos vários países. Para o lançamento do mesmo e discussão destes temas, irá realizar-se a:
CONFERÊNCIA INTERNACIONAL
CITIZENS ANS LIBRARIES AGAINST DISINFORMATION
Este evento presencial será dedicado a refletir e a partilhar ideias sobre como é que as bibliotecas públicas se podem afirmar como espaços de participação democrática.
Um painel será dedicado ao tema Europa, participação democrática, cidadania e bibliotecas e outro debruça-se sobre Desinformação e pensamento crítico: que papel para as bibliotecas públicas?
Nos últimos anos, a proliferação de notícias falsas e desinformação representa um desafio significativo, apesar dos esforços globais de sensibilização para esta matéria. Estas questões têm permeado vários domínios, como jornais ou redes sociais, no meio académico, empresas, espaços políticos ou mesmo como estratégias de guerra. O impacto é de grande alcance, afetando a sociedade em geral e, mais importante ainda, a vida dos indivíduos que se tornam vítimas de falsidades e mentiras. No entanto, apesar deste cenário informativo desafiante, diversos indivíduos e organizações por toda a Europa continuam dedicados nos esforços para combater estes desafios. Já se assiste, no velho continente, à promoção da literacia mediática e da informação, visando proteger os mais vulneráveis e delinear estratégias eficazes para cada contexto específico. A sociedade como um todo está a mobilizar-se para enfrentar este problema. Os meios de comunicação social estão a fazer esforços notáveis para salvaguardar a verdade jornalística, fornecendo cada vez mais ferramentas de regulação e verificação de factos. Da mesma forma, a comunidade académica tem demonstrado particular sensibilidade ao fenómeno, tomando medidas proativas na formação dos alunos, apoiando os investigadores com códigos de ética, e orientando os professores para a adoção de boas práticas no ensino de conteúdos precisos e adequados. Estes esforços combinados visam mitigar a propagação de informações falsas e desinformação, capacitando os indivíduos com as competências necessárias para navegar com sucesso no complexo panorama da informação.
E nas bibliotecas públicas? Como podemos, através da participação democrática e da coesão social, promover estratégias como a literacia da informação e para os media? Como contribuir para proteger a integridade da verdade, manter padrões éticos e garantir que os indivíduos estão equipados para avaliar criticamente a informação num cenário mediático em constante evolução?
Nesta conferência internacional assumimos as bibliotecas públicas como locais de encontro, debate e aprendizagem social, e entendemo-las como espaços de construção, locais criativos e de vida social, que propiciam o networking comunitário, o acesso à educação e à autoformação sem limites. Além disso, são instituições fiáveis e especializadas em informação, o que as torna um parceiro natural na luta contra a desinformação. O programa está organizado para, com o debate e discussão destes temas, nos inspirar bibliotecários e a sociedade civil no sentido de uma maior participação democrática para o combate à desinformação.
O evento contará com vários especialistas convidados e com as bibliotecas públicas participantes, de Portugal e da Eslováquia, e decorrerá no dia 26 de novembro, das 14h00 às 17h30, na DGLAB, no auditório do edifício da Torre do Tombo.
Inscrição gratuita, mas obrigatória.