Apresentação | Programa | Oradores
As questões relacionadas com a formação e as carreiras profissionais sempre foram uma das preocupações centrais dos profissionais de informação e documentação portugueses. Desde a sua criação, a BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas tem tido um papel fundamental na área da formação profissional, inicial e contínua, e na promoção do estatuto e das carreiras destes profissionais.
Na última década registaram-se profundas alterações no mundo da informação e documentação, em boa medida devidas aos desenvolvimentos das tecnologias de informação e comunicação, sendo previsível que o ritmo dasmudanças não abrande nos próximos anos. Para fazer face às novas realidades é necessário combinar “velhos” e “novos” saberes e competências. No presente e no futuro, a afirmação e desenvolvimento profissionais exigem a definição de novas estratégias de formação e apelam para o debate dos seus modelos e conteúdos.
Consciente desta realidade, a BAD decidiu organizar uma Conferência Nacional sobre Formação e Carreiras Profissionais, que decorrerá em Braga, nos dias 4 e 5 de Dezembro. Os objectivos desta Conferência são a avaliação da situação actual nestes domínios, a análise e o debate sobre as mudanças necessárias e a sensibilização das pessoas e entidades mais directamente envolvidas (profissionais de informação, Universidades e outras instituições formadoras,
poderes públicos, etc.) para a urgência da sua concretização.
No quadro da preparação da Conferência, a Comissão Organizadora decidiu promover um questionário para recolher e identificar a opinião dos profissionais de informação portugueses sobre estas matérias. Os resultados desse inquérito serão divulgados no decorrer da Conferência.
No sentido de garantir um debate e participação alargados, na organização da Conferência a BAD conta com a colaboração da INCITE – Associação para a Gestão da Informação.
Tratando-se de um assunto que diz respeito a todos nós, o CDN da BAD apela para a participação activa de todos os profissionais de informação e documentação portugueses na Conferência Nacional, desde já através da resposta ao questionário.