Reunião Aberta do GT-BES: O impacto das Recomendações das BES e o que falta fazer

  • Eventos BAD
  • Eventos
  • Reunião Aberta do GT-BES: O impacto das Recomendações das BES e o que falta fazer

O Grupo de Trabalho BAD das Bibliotecas do Ensino Superior (GT-BES) dinamiza mais uma reunião aberta no âmbito da divulgação das Recomendações para as BES de Portugal, a realizar online, no próximo dia 21 de abril, entre as 14h30 e as 16h00. As inscrições já estão abertas.

As Recomendações para as Bibliotecas de Ensino Superior (BES) vieram dar um impulso à atuação dos profissionais para encararem mudanças e prosseguirem o seu papel interventor e atuante. Pretendem, ao mesmo tempo, servir de foco, originando congruência nacional nas áreas de atuação, e de inspiração para a ação, motivando uma convergência dos profissionais de informação, de forma a contribuir para uma maior unidade e coerência das BES em Portugal.

Nesta reunião aberta vamos discutir a sua implementação a partir de uma dimensão estratégica e de uma perspetiva prática.  Até que ponto estamos a aplicar de uma forma ponderada e consistente as Recomendações? Haverá áreas mais necessitadas de atuação? Que exemplos podemos partilhar e potenciar?

AGENDA

  • 14h30: Boas vindas e introdução às Recomendações para as BES de Portugal: o caminho realizado, objetivos, estrutura e ações de divulgação (Pedro Principe, Coordenador do GT-BES) [SLIDES]
  • 14h40: Apresentação do booklet Recomendações 2020-2022: estratégias para a sua aplicação” como instrumento de trabalho e apoio (Pelo GT-BES, Pedro Principe e Tatiana Sanches)
  • 14h50: Recomendações como estratégia: as recomendações como suporte a planos estratégicos e de atividade institucionais das bibliotecas
    • Painel: Tatiana Sanches (Universidade de Lisboa) [SLIDES], Margarida Vargues (Universidade do Algarve), Eloy Rodrigues (Universidade do Minho) [SLIDES], com moderação de Diana Silva (GT-BES/Universidade de Aveiro)
    • Discussão apoiada pelo Mentimeter
  • 15h20: Recomendações na prática: partilha de realizações e boas práticas por eixo de intervenção
    • Painel: Dulce Correia (Instituto Politécnico de Leiria, Cátia Carvalho (Universidade Nova de Lisboa) [SLIDES], André Vieira (Universidade do Minho) [SLIDES], Susana Henriques (Universidade de Lisboa) [SLIDES], com moderação de Susana Lopes (GT-BES/Universidade Nova de Lisboa)
    • Discussão apoiada pelo Mentimeter
  • 15h50: Conclusões e próximas ações

Com a agenda desta reunião aberta vamos procurar perceber como as instituições e os seus profissionais se posicionam para apoiar e desenvolver ações nos quatro eixos de atuação preconizados pelas Recomendações:

– O apoio ao ensino e aprendizagem, especificamente na promoção das competências de literacia de informação e no fomento à fluência digital e à capacitação dos utilizadores;

– O suporte às atividades de investigação e de publicação científica, especialmente no contexto da Ciência Aberta;

– O desenvolvimento profissional e organizacional que coloca o bibliotecário no centro dos processos e as instituições como agregadoras de sinergias para ações de melhoria contínua

– A conceção e disponibilização de serviços e parcerias que facilitem e potenciem a criação de redes para a expressão cultural, incluindo a preservação e difusão do património documental.

::

Recomendações para as Bibliotecas do Ensino Superior de Portugal 2020-2022. https://doi.org/10.5281/zenodo.3841363

Gravação do webinar de apresentação e discussão pública das Recomendações para as BES de Portugal (Maio de 2022). https://youtu.be/wk9nUFAlRQc