
O Grupo de Trabalho de Arquivos Municipais da BAD (GT-AM) irá realizar, até ao fim deste ano, três Tertúlias dedicadas ao tema “Preservação Digital – Desafios, Referenciais e Percursos”.
Com estas sessões, o GT-AM visa promover a reflexão e o debate sobre a problemática da Preservação Digital considerando o enquadramento conferido pela Portaria 112/2023, de 27 de abril, que obriga os Municípios a desenvolver trabalho neste domínio tendo em vista a concretização de um Plano de Preservação Digital já em 2026. Assim, face a este desafio que implica a materialização de algo novo para os profissionais e serviços, o GT-AM pretende também criar momentos de partilha de conhecimento e de agregação de esforços que permitam identificar e selecionar metodologias tendo em vista a elaboração dos Planos de Preservação Digital.
As três Tertúlias estão previstas para os meses de maio, outubro e dezembro. Oportunamente, serão divulgados os temas de cada sessão e respetivos oradores, datas e forma de acesso (livre e em linha).
A próxima é no próximo dia 22 de maio, pelas 21h00, em torno da questão: “Preservação Digital – Desafios, Referenciais e Percursos”. Orador convidado Professor José Borbinha.
Participe nesta sessão online e contribua com as suas questões!
As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias. (formulário brevemente disponível)