• Eventos BAD
  • Mesa Redonda: Redefinir fronteiras / afirmar identidade: desafios dos profissionais da informação – Notas biográficas

Início | Programa | Participantes

 

Notas Biográficas:

 

| Cláudia Henriques

Investigadora e Doutoranda, Centro de Investigação Média e Jornalismo (CIMJ) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH/UNL).

Responsável pela assessoria de comunicação da Associação Mural Sonoro.

Mestrado em Jornalismo na FCSH/UNL, em 2013 – Estágio como jornalista na Rádio Renascença.

Bolseira, em 2013/2014, do projecto de investigação “Censura ao Teatro e ao Cinema. Antes, durante e depois do Estado Novo”, financiado pela FCT e baseado no CIMJ da FCSH/UNL.

Post-graduada em Ciências Documentais (variante Arquivo) na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 2004.

Licenciada em História pela FCSH/ UNL.

 

| Alexandra Lourenço

É Presidente do Conselho Diretivo Nacional da BAD desde 2014.

Atualmente é Chefe de Divisão de Normalização e Apoio à Administração na Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas. Exerce funções de dirigente de nível intermédio desde 1999, primeiro na Direção-Geral do Tribunal de Contas, entre 1999 e 2008, posteriormente na Direção Geral do Arquivos, entre 2008 e 2012.

É assistente convidada, desde 2004, na Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Mestrado em Ciências da Informação e da Documentação. Exerceu funções docentes na Universidade Autónoma de Lisboa (Curso de Pós-graduação em Ciências da Documentação, entre 1999 e 2009), no Instituto Superior de Línguas e Administração (Curso de Pós-graduação em Ciências da Documentação, entre 2001 e 2004), bem como em diversos cursos técnico-profissionais e em ações de formação da BAD.

É licenciada em História. Tem o Curso de Especialização em Ciências Documentais – Área de Arquivo, o Diploma de Estudios Avanzados de Doctorado e o Master Universitário en Documentación.

 

| Alexandre Matos

Doutor em Museologia pela Universidade do Porto é, actualmente, director do Departamento de Investigação e Formação da Sistemas do Futuro, Lda. e Professor Afiliado no Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. A sua actividade académica e profissional tem como principal foco a investigação na área da gestão e documentação de coleções em museus e a utilização da tecnologia no sector do património cultural. Foi responsável pela primeira tradução da norma SPECTRUM para Português e faz actualmente parte da equipa que gere a tradução e adaptação da norma nos territórios de Portugal e Brasil através do projecto SPECTRUM PT (www.spectrum-pt.org). É investigador do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória (CITCEM – www.citcem.org), membro do conselho consultivo do projecto eCultSkills (www.ecultskills.eu) e embaixador do eCultObservatory (www.ecultobservatory.eu). É membro do ICOM e do seu Comité Internacional para a Documentação (CIDOC). Escreve regularmente no blog Mouseion (www.mouseion.pt).

 

|Paula Ochoa

Professora Auxiliar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, coordenadora da Pós Graduação em Gestão e Curadoria da Informação. Investigador integrado do CHAM.

Licenciatura em História (1985), Especialização em Preservação e Conservação de Património Arquitectónico (1986), Especialização em Ciências Documentais (1988), Msc in Information Management (1994), Diploma de Estudos Avançados em Documentação (2009), Doutoramento em Documentação (2012), Curso de Alta Direção em Administração Pública – CADAP (2004). Bolsa Sabática INA (1999-2000).

Investigadora na área da gestão da qualidade dos serviços de informação e da administração Pública, profissões da informação, avaliação de desempenho e sustentabilidade.

Prémio Raul Proença (BAD, 2002), Prémio Inovação Organizacional (INOFOR, 2002), Prémio Qualidade em Serviços Públicos (SMA,1998)

 

| Viriato Soromenho Marques

É professor catedrático de Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, leccionando nos cursos de Filosofia e de Estudos Europeus. É membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia da Marinha. Foi membro do Conselho de Imprensa (1985-1987); Presidente nacional da Quercus ANCN (1992-1995); integrou o Conselho Económico e Social (1992-1996). Exerceu as funções de Vice-Presidente da Rede Europeia de Conselhos do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (EEAC), entre 2001 e 2006. É membro do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CNADS); foi coordenador científico do Programa Gulbenkian Ambiente (2007-2011); foi membro do High Level on Energy and Climate Change do Presidente da Comissão Europeia (2007-2010). É Grande Oficial da Ordem de Mérito Civil (1997), e Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique (2006). Recebeu os prémios de personalidade do ano da Quercus (2011) e da Fundação Portuguesa do Pulmão (2014). Autor de mais de quatro centenas de obras (entre as quais vinte livros) sobre temas filosóficos, ambientais e estratégicos. Proferiu e/ou coordenou mais de mil conferências, seminários, e cursos em vinte e três países. Tem colaboração regular na imprensa escrita e audiovisual.

No plano académico, introduziu na Universidade de Lisboa a linha de investigação e ensino pós-graduado no domínio da Filosofia do Ambiente (1995), onde se integram o estudo da ética, da educação e das políticas ambientais. Em 2009 foi um dos promotores do Programa Doutoral em Alterações Climáticas e Desenvolvimento Sustentável, congregando a UL, a UNL e a UTL. Tem investigado ao longo das últimas duas décadas os contributos do federalismo constitucional norte-americano e da construção europeia para os modelos de governação mundial na era da crise global do ambiente. Mais dados biográficos podem ser encontrados em: www.viriatosoromenho-marques.com.