INFORMAÇÃO: A(s) DISCIPLINA(S) E A(s) PROFISSÃO(ÕES)
A definição do campo científico, das relações interdisciplinares, do objecto de estudo, da fundamentação teórica da Ciência(s) da Informação e a clarificação das práticas e actividades profissionais em conformidade com esses pressupostos é hoje uma questão crucial para a valorização de uma área que até agora se tem afirmado sobretudo pela componente técnica. O estudo e o debate alargado urgem.

 

FORMAÇÃO PROFISSIONAL: MODELOS, CONTEÚDOS, PERFIS E PROMOÇÃO DA QUALIDADE
Que modelos de formação, que conteúdos curriculares, que perfis profissionais e que enquadramento de valorização das carreiras, face aos desafios do futuro? Como reflectir na formação a fundamentação teórica, como ajustar a teoria à prática e ás necessidades do mercado empregador, como articular a formação para a profissão com a indispensável investigação académica para dar suporte de qualidade à formação? Como pode intervir a BAD para avaliar e promover a qualidade das ofertas formativas? Eis algumas questões para reflectir e debater.

 

ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO: OS DESAFIOS, OS PROBLEMAS E AS SOLUÇÕES DA TECNOLOGIA
Tratar e representar a informação para optimizar a sua recuperação e uso, conceber modelos descritivos, normalizadores e de autoridade para o efeito e desenvolver mecanismos de pesquisa cada vez mais eficientes, são preocupações centrais num tempo em que é indispensável perceber os problemas derivados da tecnologia e as soluções que a mesma proporciona. Trocar experiências, confrontar perspectivas, avaliar resultados é um diálogo imprescindível.

 

DIREITO À INFORMAÇÃO NO “MUNDO” DIGITAL
As facilidades de reprodução e uso da informação que a tecnologia viabiliza, aumentando o dinamismo do fenómeno informacional pela possibilidade de isolar a informação do suporte material, colocam variados problemas éticos e jurídicos relativamente à gestão de acessos, que importa repensar em novos moldes.

 

PRESERVAÇÃO DE INFORMAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE
As relações entre a informação e a cultura, o valor patrimonial da informação, os novos requisitos para a preservação da memória, a acção cultural e educativa a partir da informação etc., são um campo vasto que importa aprofundar pela sua estreita conexão com o fenómeno da informação.