Workshop | Desenvolvimento, Bibliotecas e a Agenda 2030

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foi aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro de 2015 e representa um novo compromisso de luta contra a pobreza e promoção de um modelo de desenvolvimento verdadeiramente sustentável e global. Subscrita pelos 193 países membros da ONU, a Agenda 2030 tem como lema “Transformar o nosso mundo, não deixar ninguém para trás!” e inclui 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que devem ser concretizados em todos os países.

 

Todos – administração central, autarquias, associações, organizações não-governamentais, empresas e sociedade civil – são convocados para a sua divulgação e o cumprimento das suas metas, cabendo a todas as entidades interessadas demonstrar a sua vontade de participação em torno da união de esforços para o cumprimento dos 17 ODS. A referência às bibliotecas e ao acesso à informação, conseguida pela IFLA junto das Nações Unidas, enquanto contributos para a implementação da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, permite dar às bibliotecas uma maior visibilidade sobre o seu trabalho e sobre o impacto que têm na população.

 

Sendo o acesso à informação uma das principais vantagens deste projeto maior de desenvolvimento global, as bibliotecas e os seus profissionais estão especialmente bem posicionados para terem uma intervenção central no contexto das organizações, dos cidadãos e das comunidades em geral, devendo ser envolvidas nas estratégias locais, regionais e locais como agentes privilegiados de disseminação dos princípios da Agenda 2030 e dos 17 ODS, mas também como locais seguros e fidedignos na mediação do acesso à informação.

 

Como forma de contribuir para este objetivo, a BAD e a DGLAB promovem desde 2018 o Prémio “Bibliotecas: Desenvolvimento e a Agenda 2030” com o objetivo de distinguir projetos desenvolvidos por bibliotecas públicas portuguesas em conformidade com os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Este Prémio pretende reconhecer e valorizar publicamente o papel impulsionador das bibliotecas públicas enquanto estruturas fundamentais de acesso ao conhecimento e à informação e, como tal, essenciais para o cumprimento nacional para a Agenda 2030 em Portugal, incentivar as bibliotecas públicas a relacionar a sua ação com os ODS, evidenciando a sua inequívoca importância para os seus públicos e estimular as bibliotecas públicas  a alinharem os seus projetos com a Agenda 2030, evidenciando o seu contributo a nível nacional, regional, local e/ou setorial.

 

Como forma de promover um maior conhecimento sobre a Agenda 2030, incentivar à participação dos profissionais e de que forma podem as bibliotecas contribuir para os 17 ODS e as suas 169 metas, a DGLAB e a BAD promovem no dia 27 de maio das 14h00 às 17h30, nas instalações da Torre do Tombo um workshop destinado a todos os que pretendem conhecer melhor esta temática e alinhar as estratégias das suas bibliotecas com este projeto que nos envolve a todos.

PROGRAMA

 

14h00 | Abertura

 

14h15 | Balanço do Prémio “Bibliotecas: Desenvolvimento e a Agenda 2030”

    BAD e DGLAB

 

14h30 | A experiência dos Premiados

    • “30 dias, 30 livros — A Maior Lição do Mundo: biodiversidade à nossa volta” – Biblioteca Municipal Eng. Jorge Bento de Condeixa (edição 2018)
    • “Almonda = AL Mundo, um rio à nossa volta” – Biblioteca Municipal de Torres Novas (edição 2022)
    • “Roteiro Literário Levantado do Chão” – Biblioteca Municipal de Montemor-o-Novo (edição 2022)
    • “ILD@ – Inclusão para a Literacia Digital de Adultos” – Bibliotecas Municipais de Almada (edição 2023)

 

15h30 | Pausa

 

15h45 | Como desenvolver projetos no âmbito dos ODS e nas Bibliotecas

    Paula Ochoa e Leonor Gaspar Pinto

 

16h30 |  Pensar as candidaturas ao Prémio: recomendações

    BAD e DGLAB

 

16h45 |  Encerramento

INSCRIÇÕES

O workshop decorrerá num modelo híbrido sendo necessário efetuar a inscrição através do formulário.

ORGANIZAÇÃO

PARCEIROS

CHAM