Não importa o momento em que abordamos as questões relacionadas com a aplicação de normas na documentação em museus, ou seja, na gestão da informação sobre as suas coleções. Este é um tema sempre atual, é uma reflexão e discussão que deve ser contínua para os profissionais que pretendem implementar boas práticas na normalização da informação nas BAM (Bibliotecas, Arquivos e Museus).
Vale a pena relembrar um artigo escrito para o Notícia BAD por Alexandre Matos em 2013, intitulado A importância das normas para os museus e seus sistemas de informação e que nos remete para uma relevante introdução a este tema.
Nesta sessão teremos as apresentações de Monika Hagedorn-Saupe e de Axel Ermert do Institute for Museum Research de Berlim. A Monika Hagedorn-Saupe irá apresentar o CIDOC e o trabalho que este comité tem desenvolvido no âmbito da normalização da documentação em museus e o Axel Ermert irá abordar os projetos em desenvolvimento pela ISO – International Organization for Standardization relacionados também com a documentação em museus.
Esta sessão online é organizada pelo Grupo de Trabalho Sistemas de Informação em Museus (GT-SIM) da BAD em colaboração com o Goethe–Institut Portugal e será moderada por Alexandre Matos e Maria José de Almeida.
“O desenvolvimento de normas para a gestão da informação em museus” – PPT
Bibliografia referida durante a sessão:
CIDOC – ICOM International Committee for Documentation
ISO/TC 46 Information and documentation
ISO 18461:2016 International museum statistics
ISO 21246:2019 Key indicators for museums
ISO 5127:2017 Foundation and vocabulary
CEN/TC 346 Conservation of Cultural Heritage