3º Encontro das Bibliotecas de Ensino Superior

Início | Workshops | Pecha Kucha

 

O 3º Encontro das BES tem como mote o lema “Conhecer, Colaborar e Evoluir” – o Grupo de Trabalho BAD das Bibliotecas de Ensino Superior propõe-se gerar um espaço de encontro entre profissionais que promova o conhecimento e a exploração dos desafios e das tendências para as bibliotecas e que valorize as boas práticas e os projetos relevantes em curso nas instituições portuguesas, potenciando sinergias e oportunidades de colaboração e procurando gerar dinâmicas de afirmação e evolução na comunidade.

 

Será um encontro com uma forte dimensão prática e de debate em que o foco é a construção de saber, a aquisição de competências e a criação de oportunidades de colaboração para fazer sempre mais e melhor: Conhecer melhor, colaborar mais, para evoluir aqui e agora!

 

Os temas centrais a trabalhar nos diferentes espaços criados no programa do encontro (workshops, grupos de discussão e mesas-redondas) irão focar-se nas dez recomendações para as Bibliotecas de Ensino Superior que o GT-BES estabeleceu para 2016 com a intenção de: 1º) explorar as áreas de intervenção que exigem atualmente às bibliotecas a definição de uma estratégia de ação efetiva e imediata, 2º) potenciar a cooperação entre profissionais de bibliotecas de ensino superior, e 3º) promover a atualização de competências e de métodos de trabalho dos profissionais de informação.

 

  1. Reafirmar a relevância das competências de literacia da informação na comunidade académica.
  2. Desenvolver competências dos profissionais das bibliotecas para apoio às atividades de ensino e aprendizagem.
  3. Apoiar projetos editoriais de publicação académica e científica.
  4. Assegurar repositórios institucionais alinhados com os padrões de interoperabilidade e preservação.
  5. Criar serviços de apoio à gestão de dados científicos.
  6. Potenciar o papel da biblioteca no apoio à investigação.
  7. Fomentar parcerias com estruturas de apoio à comunidade académica.
  8. Promover e facilitar o acesso às fontes de informação.
  9. Reinventar e potenciar os espaços das bibliotecas.
  10. Aprofundar redes de colaboração entre profissionais e instituições.

 

À semelhança do 2º Encontro realizado em 2013 na Universidade de Aveiro, a EBSCO Information Services será parceira na organização deste evento que irá decorrer na Universidade do Porto.

 

  • José Manuel Martins Ferreira, Vice-Reitor da Universidade do Porto
  • Maria José Moura, Conselho Diretivo Nacional da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas [PDF]

  • Pedro Príncipe, Coordenação do Grupo de Trabalho BAD das Bibliotecas de Ensino Superior [PDF]
  • Maria Fernanda Rollo, Secretária de Estado da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior
  • A conferência inaugural do 3º Encontro das Bibliotecas de Ensino Superior foi da autoria do Bibliotecário e Professor espanhol da Universidade de Salamanca José Antonio Merlo Vega com “La Biblioteca Universitaria: tres miradas y una fórmula” [PPT] [Vídeo]
    Moderador: Pedro Príncipe, Universidade do Minho
    Oradores:

      O foco fundamental estabelecido para o 3º Encontro de BES é a valorização de iniciativas desenvolvidas nas instituições e pelos profissionais de informação e documentação potenciando e capitalizando ideias, projetos e boas práticas que inspirem e contribuam para a definição de novas linhas de intervenção e melhoria do trabalho das bibliotecas.

       

      O encontro terá um espaço dedicado à apresentação de ideias inovadoras, partilha de experiências com sucesso e boas práticas sob a forma de Pecha Kucha (20 imagens X 20 segundos).

       

      Este formato de apresentação especial – Pecha Kucha – consistirá na apresentação de ideias, projetos e boas práticas em 20 slides, cada um com 20 segundos que avançam automaticamente, pelo que cada apresentação terá um tempo limite de 6 min e 40 seg.

       

      • We and Cultural Institutions for a better access to our legacy António Torres, WECUL [PPT] [Vídeo]
      • Formação fora de portas! Ana Bela de Jesus Martins, Daisy Vieira Tavares, Susana Andrea Costa Martins, Susana Cristina da Costa Dias, Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade De Aveiro [PPT] [Vídeo]
      • A Biblioteca e a comunidade envolvente Ana Roxo e José Moura, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa [PPT] [Vídeo]
      • “e-Bibliografias: Acrescentar Valor para Informar Melhor” Maria Eduarda Pereira Rodrigues, Instituto Politécnico de Castelo Branco – ESACB e ESART; CERNAS/IPCB – Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade [PPT] [Vídeo]
      • FCUP: das bibliotecas dos departamentos e dos estabelecimentos dependentes à biblioteca da faculdade Célia Cruz, Helena Lagoa, Isabel Sá, Anabela Costa, Joana Fernandes, José Luís Santos, Lina Gonçalves, Luiza Baptista Melo, Madalena Cardoso, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto [PPT] [Vídeo]
      • SciVal: How could clear bibliometric output help your institution? Edward Wedel-Larsen, Elsevier [PPT] [Vídeo]

       

      Moderador: Paula Couto Saraiva, Egas Moniz – Cooperativa de Ensino Superior

      Olhares sobre as bibliotecas de ensino superior e investigação: o que espera dos serviços e dos profissionais da biblioteca da sua instituição? Quais os serviços acrescentam valor? e quais considera essenciais numa Biblioteca de Ensino Superior e Investigação?

       

      • Tito Vieira, Universidade do Porto Digital [PPT] [Vídeo]
      • Glória Bastos, Universidade Aberta
      • Rui Macedo, Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Instituto Politécnico do Porto
      • Óscar Mealha, Universidade de Aveiro [PPT]

       

      Moderador: Maria João Amante, ISCTE-IUL [PDF]

      Oradores:

        O Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Ensino Superior da BAD propõe cinco sessões temáticas, em jeito de oficinas práticas que procuram responder a necessidades identificadas nas recomendações para as Bibliotecas do Ensino Superior apresentadas pelo GT-BES para 2016.

         

          1. Literacia da informação: tendências, práticas e ferramentas

            Tendências no âmbito da literacia da informação. Construir e disponibilizar conteúdos e ferramentas de apoio ao utilizador. Navegação segura em torno de projetos e boas práticas de descoberta em contexto de ensino superior. Aprender fazendo é o mote deste desafio, por águas desconhecidas com a finalidade de enriquecermos o debate sobre futuras navegações.

            Formadores/Oradores: Tatiana Sanches, Faculdade de Psicologia e do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Maria do Rosário Duarte, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Carlos Lopes, ISPA-Instituto Universitário, Madalena Carvalho, Universidade Aberta, Cristina Gonçalves, Universidade do Minho, Carlos Martins, Escola Superior de Tecnologia de Saúde do Instituto Politécnico do Porto

             

            Local: Faculdade de direito – Sala 128

          2. Bibliotecários académicos no apoio à investigação: indicadores, métricas e visibilidade

            Este workshop tem por objetivo dotar os bibliotecários dos conhecimentos básicos para dar resposta aos contactos dos docentes e investigadores no contexto da avaliação de desempenho; conhecer os indicadores e métricas associadas à avaliação da produção científica; encontrar as respostas nas bases de dados de referência (Web of Science e Scopus); e compreender o impacto das ferramentas de identificação de autoria na visibilidade da produção científica dos investigadores.

            Formadores/Oradores: Maria Antónia Correia, Information Management School – Universidade Nova de Lisboa e Susana Lopes, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa

            Local: UPTEC – Auditório

          3. Projetos editoriais de publicação científica e académica com apoio das Bibliotecas

            As bibliotecas de ensino superior têm nos últimos anos assumido um papel mais ativo no desenvolvimento de serviços de apoio à publicação e à promoção da visibilidade da investigação produzida na instituição. A gestão dos sistemas de publicação online nas instituições de ensino superior e investigação tem, de forma mais ou menos generalizada, ficado a cargo das bibliotecas. É essencial que as bibliotecas participem de uma forma ativa no processo de publicação científica no seio das comunidades de investigação na medida em as questões técnicas ligadas aos fluxos editoriais e aos atuais cenários da comunicação científica são áreas do domínio das competências dos bibliotecários do século 21. Este workshop visa divulgar projetos de gestão editorial e sistemas de publicação com o objetivo de: apoiar o desenvolvimento de projetos editoriais com o apoio das bibliotecas, melhorar práticas editoriais de acordo com padrões internacionais e conjugar atividade editorial com os desafios do acesso aberto e da sustentabilidade económica.

            Formadores/Oradores: Teresa Costa, FCT-FCCN, Maria da Luz Antunes, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Delfim Leão, Universidade de Coimbra, Bella Nolasco, Universidade de Aveiro, José Carvalho, Universidade do Minho

            Local: Faculdade de direito – Sala 127

          4. Gestão de Dados Científicos: desenvolvimento de serviços nas instituições de investigação portuguesas

            A Gestão de Dados assume atualmente enorme relevância pelo crescente número de financiadores de ciência que tem vindo adotar políticas para a gestão de dados e de incentivo aos dados abertos, pelo que se torna fundamental dotar os diferentes agentes dos processos de apoio à gestão de dados de investigação das competências e ferramentas que permitam compreender que uma gestão de dados científicos adequada permiti. O workshop irá focar-se essencialmente nos planos de intervenção das instituições e nas estratégias de ação das bibliotecas para a gestão de dados científicos, com enfoque particular nos planos de gestão de dados, plataformas de gestão de dados e repositórios de dados e serviços para a formação neste domínio.

            Formadores/Oradores: Pedro Príncipe, Serviços de Documentação da Universidade do Minho, Ana Gonçalves, Universidade do Porto, João Rocha, Ricardo Amorim e João Castro, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (RDM@FEUP e Projeto TAIL) Universidade do Porto e Isabel Andrade, Escola Nacional de Saúde Pública – Universidade Nova de Lisboa

            Local: Faculdade de direito – Sala 126

          5. Software Open Source para a gestão e serviços de informação: Bibliotecas, Arquivos e Museus

            Este workshop tem por objectivo apresentar sistemas alternativos para a descoberta e gestão da informação, colocando o foco em funcionalidades específicas de soluções de software open source. O ponto de partida será uma abordagem panorâmica a algumas das soluções disponíveis atualmente, explorando, em seguida, algumas experiências de implementação em instituições de ensino superior.

            Formadores/Oradores: Augusto Ribeiro, Universidade do Porto, Ângelo Fonseca, Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Viseu, Abel Rodrigues – Centro de Documentação e Investigação em Cultura Arquitectónica da Fundação Instituto Marques da Silva, Diana Silva, Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto, Paula Saraiva, Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz

            Local: Faculdade de direito – Sala 102

        Restaurante do Mercado Ferreira Borges
        Oportunidades para as Bibliotecas de Ensino Superior e Investigação na criação de sinergias e partilha de recursos: Viabilidades e desafios da partilha de recursos, serviços e competências mediante cooperação entre Bibliotecas; Pensar a colaboração na prática – em que sistemas, serviços e competências pode ser efetiva.

         

        • Ana Alves Pereira, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior [PPT]
        • Rui Vieira de Castro, Vice-Reitoria da Universidade do Minho [PPT]
        • Luís Miguel Costa, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto [PPT]
        • Tatiana Sanches, Faculdade de Psicologia e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
        • Manuela Barreto Nunes, Universidade Portucalense

         

        Moderador: Diana Silva, Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Instituto Politécnico do Porto

        • BIJ – projetos conciliadores Sónia Marisa Viana da Silva, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [PPT] [video]
        • Guiar sem gastar Bella Irene Pereira Nolasco, Cecília Maria Matos Pinheiro dos Reis, Nuno João Vouga Seara da Cruz, Rita Isabel Fernandes Gonçalves,- Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia, Universidade De Aveiro [PPT] [video]
        • Uma outra forma de gerar e gerir a informação: interoperabilidade e acesso aos acervos documentais da UAb. Quem não tem cão caça com gato Madalena Carvalho, Universidade Aberta [PPT] [video]
        • Submissão de pedidos online Ana Gonçalves, Reitoria da Universidade do Porto [PPT] [video]
        Moderador: Maria da Luz Antunes, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa
        YBP: Nova opção da EBSCO para a localização, compra e gestão dos livros impressos e eletrónicos David Paredes, coordenador europeu da YBP e Collection Developement Manager para Portugal [PPT] [video]
        Almoço buffet (patrocínio da EBSCO)
        • Formação do utilizador das bibliotecas do IPLEIRIA: renovação em movimento Maria Dulce Rosário Correia, Bibliotecas do Instituto Politécnico de Leiria [PPT] [video]
        • Para além de nós na rede Ana Maria Mouraz Miranda, Isabel Marques Vaz Marcos, Madalena do Rosário Carvalho, Universidade Aberta [PPT] [video]
        • A Biblioteca ICBAS/FFUP e a sua importância na comunidade académica: o dia aberto Alice de Jesus Rodrigues, Pedro Jorge Rodrigues Tavares, Biblioteca ICBAS/FFUP do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto [PPT] [video]
        • O Programa American Corner na Biblioteca da Universidade de Aveiro Sandra Maria Marques Matos Oliveira, Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia – Universidade De Aveiro [PPT] [video]
        • Sebastião e Silva, o cientista e o professor: um percurso pela sua biblioteca Helena Lagoa e Jorge Rocha, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto [PPT] [video]
        • Teses e dissertações da UA: sensibilizar, formar, uniformizar! Manuel Alberto Figueiredo de Jesus; Ana Bela de Jesus Martins; Susete Margarida de Jesus Lopes Serra dos Santos, Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia – Universidade De Aveiro [PPT] [video]
        Moderador: Sónia Amorim Teixeira, Reitoria da Universidade do Porto
        Grupos de discussão – “a conversar é que a gente se entende”
        1. Que Competências profissionais: áreas criticas para a formação dos profissionais das BES.
        2. Pensar a colaboração na prática: será possível uma rede das BES em Portugal?
        3. Literacia de informação: conteúdos e meios, modelos de implementação e acreditação.
        4. Desafios da Ciência Aberta: implicações práticas para os profissionais e serviços das BES [PPT]
        5. Metadados e a nova geração de sistemas de gestão de bibliotecas: tudo o que sempre quis saber e nunca ousou perguntar.
        Moderadores: Membros do Grupo de Trabalho da BAD das Bibliotecas de Ensino Superior
        Grupo de Trabalho da BAD das Bibliotecas de Ensino Superior
        Moderador: Pedro Príncipe, Coordenação do GT-BES
        Encerramento: compromissos e solicitações [PPT]
        Oradores:

          Grupo de Trabalho das Bibliotecas do Ensino Superior (GT-BES) da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD).

          Com o apoio da Unidade de Gestão de Documentação e Informação da UPdigital – Universidade do Porto.

          Coordenação:

          Pedro Príncipe, Serviços de Documentação da Universidade do Minho

          Colaboração:

          Alfredo Ramalho, Universidade Católica

          Ana Alves Pereira, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

          Ana Gonçalves, Reitoria da Universidade do Porto

          André Vieira, Instituto Português de Administração de Marketing

          Carlos Lopes, Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida

          Diana Silva, Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto do Instituto Politécnico do Porto

          Luiza Margarida Baptista, Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa

          Madalena Carvalho, Universidade Aberta

          Maria Antónia Correia, Information Management School da Universidade Nova de Lisboa

          Maria da Luz Antunes, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa

          Maria Elvira Pita da Costa, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

          Maria João Amante, ISCTE-IUL Instituto Universitário de Lisboa

          Maria Margarida Carvalho, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

          Maria Teresa Costa, Fundação para a Computação Científica Nacional

          Nuno Guerreiro Martins, Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto

          Paula Couto Saraiva, Egas Moniz – Cooperativa de Ensino Superior

          Sónia Amorim Teixeira, Reitoria da Universidade do Porto

          Susana Lopes, ISCTE-IUL Instituto Universitário de Lisboa

          Tatiana Sanches, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa