Os Profissionais da Informação em Contexto Europeu: Perfis, Formação, Mobilidade

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A Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD) promoveu a conferência “Os Profissionais da Informação em Contexto Europeu: Perfis, Formação, Mobilidade”, em parceria com as delegações em Portugal do British Council, do Goethe-Institut Lissabon, do Institut Franco Portugais, do Instituto Cervantes e do Istituto Italiano di Cultura.

A Conferência resultou da necessidade de se proceder, segundo a perspectiva da BAD, a uma reflexão séria sobre a educação que é ministrada em Portugal no domínio dos estudos superiores em Informação e Documentação. A iniciativa visa, assim, em primeiro lugar, contribuir para processos de desenvolvimento curricular que permitam adequar os programas à aquisição de competências indispensáveis actualmente aos profissionais da informação e para processos de avaliação que promovam a melhoria da formação ministrada.

O Processo de Bolonha e a consequente construção do Espaço Europeu de Ensino Superior conferem uma relevância adicional à reflexão proposta, tendo em conta os objectivos que lhes são inerentes, nomeadamente a comparabilidade dos graus e estudos académicos e a garantia da sua qualidade, o reconhecimento das qualificações e a mobilidade dos diplomados. Neste contexto, a Conferência visa também dar a conhecer a experiência recente de outros países no que respeita à reorganização de programas no domínio dos Estudos de Informação, constituir-se como a primeira iniciativa nacional a pretender beneficiar do debate e da reflexão realizados na Conferência Internacional “Library and Information Science Education in Europe: Joint Curriculum Development and Bologna Perspectives”, realizada a 11 e 12 de Agosto, em Copenhaga, por iniciativa da EUCLID – The European Association for Library and Information Education and Research e contribuir para a indispensável cooperação entre instituições europeias do ensino superior que ministram educação no domínio em causa.

No âmbito de uma sociedade baseada no conhecimento assume particular importância a capacidade e a possibilidade de cada cidadão aprender ao longo da vida. A enorme riqueza em recursos de informação das bibliotecas e dos arquivos europeus, aliada à utilização das tecnologias da informação e comunicação, transforma-as em extraordinários centros de recursos ao serviço dos cidadãos e do desenvolvimento de toda a Europa. Neste contexto, a formação dos profissionais de informação deve merecer uma atenção acrescida por parte da comunidade académica e dos profissionais do sector de todo o espaço europeu. Em Portugal, e considerando a profunda reestruturação de que a referida educação deve ser objecto, a questão assume carácter prioritário e exige tomada urgente de medidas a que a presente Conferência pretende dar o devido relevo.