Resumo
Os amplos contextos de informação digital geram preocupações comuns nos bibliotecários em relação a notícias falsas, informações enganosas, fraudulentas ou incompletas. Diante destes desafios, a proposta deste workshop é apresentar e discutir Framework da Literacia da Informação (conjugada com o ecossistema da Ciência Aberta), como ferramenta pedagógica no ensino da Literacia da Informação. Pretende-se ajudar a resolver essas fraquezas, através da promoção do pensamento crítico e de atitudes e disposições mais céticas e informadas. O objetivo é pois estimular os bibliotecários a prepararem os estudantes para a diversidade de pontos de vista e perspetivas e, ao mesmo tempo, fortalecerem os princípios da Ciência Aberta, que permite a disseminação de informação científica em grande escala, de cariz fiável e transparente, e ao mesmo tempo pesquisável, acessível, interoperável e reutilizável (FAIR).

 

Objetivos
Fomentar nos participantes a reflexão crítica sobre notícias falsas e explorar a ferramenta pedagógica FRAMEWORK FOR INFORMATION LITERACY FOR HIGHER EDUCATION (ACRL, 2016) em conjugação com os princípios da Ciência Aberta.

Oradores: Maria da Luz Antunes, Carlos Lopes, Tatiana Sanches

Programa
01. Contexto informacional e fake news
02. A Framework: conceitos, competências e disposições
03. Articulações com a Ciência Aberta
04. Exercícios práticos

 

PPT

Resumo
Conceber e implementar serviços de formação e de apoio à aprendizagem e investigação de forma eficaz exige às Bibliotecas de Ensino Superior (BES) a adaptação contínua às alterações no ambiente de ensino-aprendizagem, a atenção à evolução das necessidades da comunidade académica, a colaboração com docentes, investigadores, serviços e pares, assim como o desenvolvimento e atualização constante das competências das equipas dedicadas a estas atividades.
É por isso fundamental que os bibliotecários desenvolvam competências técnicas e tecnológicas que permitam a seleção e aplicação de ferramentas e canais apropriados, bem como competências pedagógicas que contribuam para uma comunicação mais eficiente e com mais impacto junto da comunidade académica.
Destinado a profissionais das BES que têm a seu cargo atividades de formação, este workshop pretende partilhar e explorar técnicas e tecnologias interativas para a elaboração de apresentações e conteúdos formativos e reforçar o poder da comunicação no apoio ao utilizador e no desenvolvimento de competências de literacia de informação na comunidade.

 

Objetivos
Incentivar nos participantes a aplicação de ferramentas mais adequadas para a elaboração de apresentações e conteúdos formativos e a adoção de técnicas de comunicação mais eficazes no âmbito da formação de utilizadores nas BES.

 

Programa

01. Comunicar bemNuno Hélder Silva  | Universidade de Aveiro

  1. Processo de comunicação
  2. Estado emocional do orador
  3. Fases de preparação de um discurso
  4. Impacto verbal e não verbal
  5. Uso de ajudas visuais numa apresentação

02. Formar melhorJoão Mouro  | Faculdade de Ciências e tecnologia/UNL

  1. Apresentações eletrónicas
  2. Ferramentas interativas

Resumo
Numa altura em que os bibliotecários académicos são cada vez mais chamados a participar nas atividades de apoio à investigação e disseminação de resultados, torna-se fundamental que estes detenham os conhecimentos necessários para participar e contribuir para este processo.
A publicação científica é imprescindível na disseminação dos resultados de investigação. Nos últimos anos têm-se vindo a verificar alterações significativas, resultantes do alinhamento com os princípios da Ciência Aberta e da insatisfação com o processo editorial.
Neste workshop iremos abordar as principais questões teóricas relativas ao processo de publicação científica, debatendo as principais mudanças e continuidades nas suas várias etapas.

 

Objetivos
Este workshop tem três objetivos primordiais: familiarizar os bibliotecários, editores, revisores e investigadores com as mudanças no processo editorial trazidas pela publicação de preprints, revisão por pares aberta, e licenciamento no âmbito da publicação científica; perceber como otimizar os fluxos de trabalho através dos identificadores persistentes; e compreender como estas vertentes se interligam e complementam.

 

Programa
1. Aspetos da publicação científica – Antónia Correia
2. Novas dimensões da publicação em acesso aberto: preprints, revisão por pares aberta e licenciamento
3. O papel dos identificadores e integrações entre plataformas – Carla Marques
4. Exercícios práticos e debate

 

PPT

Resumo
As Bibliotecas do Ensino Superior são frequente destino de coleções de valor patrimonial e científico que acabam por ficar à sua guarda. Todavia, são poucos os casos em que tais recursos estão acessíveis ou têm a visibilidade que merecem. Mesmo quando houve investimento na digitalização faltou depois a capacidade para criar bibliotecas digitais com coleções de prestígio para a instituição e para a investigação científica. O que fazer para desatar este nó de apatia e resignação? O que pode fazer uma biblioteca para dar visibilidade a este género de património e para disponibilizar conteúdos de qualidade?
Este workshop pretende abordar estas questões sob três perspetivas: teórica, prática e estratégica.
Na perspetiva teórica, analisa-se o livro na ótica da digitalização e da disponibilização em linha de conteúdos suscetíveis de permitirem a sua utilização pelos utilizadores, assim como a extração de dados. Enuncia-se também algumas soluções que potenciam o acesso e a disseminação da informação para estes recursos específicos. Aborda-se a preservação digital para além dos procedimentos na área de informática que esta envolve.
Desafia-se os bibliotecários para a reflexão e intervenção profissional, partindo do princípio que não há preservação quando não se garante o acesso permanente e com formatos normalizados. Chamaremos à mesa dois casos de sucesso, que mostram como a criação de coleções digitais acessíveis na Web trouxeram prestígio institucional e utilidade científica.
Finalmente, numa perspetiva estratégica e com o contributo dos participantes procuraremos chegar a recomendações capazes de gerar linhas de ação da parte dos bibliotecários das BES no sentido de valorizar o património preservado.

 

Objetivos
Evidenciar o valor patrimonial que as bibliotecas guardam e criar recomendações que apontem para linhas de ação entre a comunidade dos bibliotecários para tornar o património mais visível.

 

Programa
01. Apresentação teórica e técnica

i. A razão de ser das bibliotecas digitais do ensino superior: como e para quêDália Guerreiro, CIDEHUS.EU, ISEG

02. Boas-práticas de bibliotecas digitais na gestão e visibilidade de coleções:

i. Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras: Uma biblioteca digital paras as Letras: evolução e desafios de um projecto em desenvolvimento – Pedro Estácio

ii. Universidade de Coimbra: Reinventar a AlmaMater – Ana Miguéis e Bruno Daniel Pinheiro Neves

iii. Arquivo.pt, Preservação de sítios Web para a memória institucional e a investigação: o serviço MemorialRicardo Basílio (Curador digital)

03. Discussão estratégica

Resumo
Com este workshop pretende-se partilhar o projeto de implementação de um Catálogo Coletivo das Bibliotecas e Instituições de Investigação e Ensino Superior de Portugal, justificar a sua criação, assim como apresentar as fases previstas para o seu desenvolvimento. Pretende-se igualmente refletir sobre o impacto que a integração deste catálogo coletivo poderá representar nos procedimentos internos de cada biblioteca e na comunidade de utilizadores. Os participantes serão convidados a contribuir com sugestões de funcionalidades e serviços adicionais para o catálogo.

 

Objetivos
Divulgar o projeto “Biblioteca Comum”, sensibilizar as instituições para a integração dos seus catálogos e recolher sugestões para a implementação de funcionalidades e serviços.

 

Programa

01.Introdução e apresentação do Projeto Biblioteca Comum – Pedro Príncipe, Universidade do Minho e Cecília Reis, Universidade de Aveiro

i.Visão geral do projeto, dos indicadores e do sistema a desenvolver
ii.Visão geral das atividades de formação, comunicação e envolvimento da comunidade
iii.Discussão sobre os indicadores e operacionalização de um sistema nacional de Catálogo Coletivo

02.Apresentação de estudos e análises comparativas – Thiago Cunha, GT-BES da BAD e Filipe Bento

i.Análise de sistemas open source e proprietários para agregação de recursos bibliográficos
ii.Estudo diagnóstico dos catálogos bibliográficos das bibliotecas das IES de Portugal
iii.Estudo analítico e comparativo de serviços nacionais de catálogos coletivos

03.Grupos de discussão para recolha de sugestões de funcionalidades e serviços para o Catálogo Coletivo

04.Resumo, conclusões e próximas ações – Pedro Príncipe, Universidade do Minho e Augusto Ribeiro, Universidade do Porto

 

PPT

 

NOTA: Este workshop é destinado exclusivamente a técnicos em funções em Bibliotecas do sistema científico e de ensino superior nacional, estando interdito o acesso a participantes de empresas e patrocinadores comerciais do evento.